
JdeB – Os moradores do entorno acompanhavam atentos o nível da água do Rio Lonqueador próximo ao cruzamento das ruas Curitiba e Paraíba, no Bairro Presidente Kennedy. O rio transbordou ainda na madrugada de terça e durante o dia seu nível subiu e desceu alguns centímetros, mas a chuva incessante indicava que demoraria para recuar de forma segura para que os moradores voltassem pra casa.
Muitos vizinhos se ajudaram para erguer móveis, retirar objetos e sair de casa em segurança. Em muitos imóveis, só de barco para acessar. Neste ponto nos fundos do Arrudão, fazia tempo que a água não chegava – a última vez foi por volta de 2015, lembra um dos moradores – mas sempre que chove forte e enche o Marrecas é um dos primeiros locais a alagar na cidade. Isso porque o rio maior represa o Lonqueador, que vai subindo conforme o Marrecas vai enchendo, além de continuar recebendo águas da região do Industrial.
Com o nível do Lonqueador bem acima da rua, a via foi fechada e isso gerou transtornos no trânsito. Os motoristas precisavam desviar pela União da Vitória, além de ter pontos de travessia sobre o rio fechados.