A perspectiva é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2023.

*JdeB – A Sanepar confirmou que, por meio de parceria com Prefeitura de Francisco Beltrão, que vai ampliar em dez quilômetros a rede de coleta de esgoto no perímetro urbano. A ampliação permitirá que novas ligações sejam feitas ao sistema de coleta. Serão priorizadas as regiões onde não há necessidade da instalação de elevatórias. Agora será realizado o levantamento para definir os bairros que serão contemplados.
Conforme informações obtidas pelo JdeB, a Sanepar e a Prefeitura de Francisco Beltrão estão licitando os projetos para ampliação das redes coletoras de esgoto na cidade. No total, deverão ser implantados 17.600 metros de redes coletoras e 650 ligações prediais de esgoto em diversas áreas da cidade. Se os processos licitatórios ocorrerem dentro da normalidade, a previsão é a de que as obras iniciem no segundo semestre de 2023.
De posse dessa informação, o vereador Pedro Tufão Filho, visitou o escritório regional da Sanepar em Francisco Beltrão para conversar com a gerência. Ele se reuniu com o gerente regional, Valdir Dalsente e com o coordenador comercial, Mauricio Ricardo Bosio, e apresentou alguns pedidos da população.
“Apresentamos algumas demandas da comunidade que, segundo o companhia, estão no cronograma da realização. Outras poderão ser incluídas nos próximos investimentos da Sanepar, já que a parceria firmada com o Município vai oportunizar vários investimentos”, disse o Vereador Pedro Tufão.
Conforme a Sanepar, o índice de atendimento com a rede coletora em Francisco Beltrão é de 81,46%. Com as obras que estão em projeção vai para 82,32%. A cidade tem, atualmente, 22.065 ligações de esgoto.
Nos últimos anos houve uma expansão da coleta para os bairros Pinheirinho, Jardim Vergínia e Cantelmo, na Cidade Norte. A companhia de saneamento possui duas estações de tratamento de esgoto (ETE) em Francisco Beltrão, de tratamento dos resíduos, e depois o despejo no Rio Marrecas. Com informações das assessorias da Câmara e da Sanepar.
*Com informações das assessorias de imprensa da Câmara e Sanepar.