8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Sanepar realiza 7,5 milhões de análises de água por ano

Água só é distribuída se estiver dentro dos 109 padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde.

- Publicidade -
Estrutura de análise de água da Sanepar inclui 153 laboratórios operacionais e quatro grandes laboratórios centrais. Foto: André Thiago/Sanepar.

Levar água potável à casa de 12,8 milhões de pessoas, durante 24 horas por dia, requer uma estrutura complexa de captação, tratamento, reservação e distribuição de água. E, em todos esses processos, a água passa por um rigoroso controle de qualidade até chegar à torneira dos consumidores.

A Sanepar só distribui a água se ela estiver dentro dos 109 padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria de Consolidação n.º 5/17, anexos 20 e 21.

Para atender aos parâmetros, divididos em físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais, a Sanepar realiza por ano cerca de 7,5 milhões de análises em 153 laboratórios operacionais e em quatro grandes laboratórios centrais. Alguns parâmetros são analisados de hora em hora, outros são diários, semanais, mensais, semestrais e anuais, sempre de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde.

Depois de passar por esse controle de qualidade, a população de 346 municípios recebe a água produzida nas 168 estações de tratamento de água e 1.247 poços. E todos os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água da Sanepar são monitorados por uma rede de saúde pública formada pela Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

Os resultados ficam registrados no Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). Os dados de alguns parâmetros, dos últimos 30 dias, também ficam disponíveis no site da Sanepar (no campo Qualidade da Água). Além disso, os clientes recebem na conta, mensalmente, informações sobre a qualidade da água.
“Nenhum outro alimento é tão controlado quanto a água de abastecimento público. A divulgação de todas essas informações não apenas cumpre as exigências da legislação, como também confirma o compromisso da Sanepar com a transparência”, afirma a gerente de Avaliação de Conformidades da Sanepar, Cynthia Castro Corrêa Malaghini.

Foto: André Thiago/Sanepar.

Há cinco anos, a Sanepar foi a primeira companhia de saneamento do País a implantar o Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS – Laboratory Information Management Systems) em seus laboratórios descentralizados e nos laboratórios centrais de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Capaz de automatizar todos os processos, o LIMS garante rastreabilidade e segurança para os dados.

Referências no setor de saneamento do Brasil, os laboratórios centrais são modernos, bem estruturados, com pessoal capacitado e certificações de qualidade como a NBR ISO 9001/2015 e NBR ISO17025/2017.

Essa estrutura garante a confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas cidades atendidas pela Companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques