Atividades alusivas ao dia das crianças divertem os quase 500 alunos que frequentam a instituição do Bairro Alvorada, em Francisco Beltrão.

Juliam Nazaré – Durante esta semana, os 498 alunos matriculados na Escola Municipal Maria Helena Vandresen, de Francisco Beltrão, participam de uma programação especial. Em razão da Semana da Criança, toda a equipe pedagógica preparou aulas e eventos descontraídos. Segunda-feira, 10, foi o Dia da Fantasia. Cada aluno veio caracterizado e pôde desfilar para os colegas. Na terça, 11, seria a vez de se divertir nos brinquedos infláveis, mas apenas os estudantes do turno da manhã conseguiram. A chuva impediu que os alunos da tarde aproveitassem as atrações. Ontem, 13, todos foram com as camisas dos times do coração. E hoje será a vez do brinquedo preferido e do “cabelo maluco”.
“Os pais vão caracterizá-los. Alguns pintam, outros usam peruca, utilizam personagens para reproduzir o penteado. Isso, acima de tudo, envolve as famílias, que necessitam estar acompanhando o que a Escola prepara”, comenta a professora Márcia Wons, responsável pelos quintos anos.
Nas últimas semanas, os pequenos também preparam maquetes, pinturas e brinquedos com sucata. Os trabalhos estão expostos pela Escola.
“Foi uma forma de abordar os cuidados com o meio-ambiente. Sem falar que, através dessas atividades conseguimos conhecer mais da personalidade e do estilo de vida de cada criança.”
Valentina Pelegrini Schimitd, do 5º ano C, gostou mais do dia da fantasia. “Eu e minha amiga viemos de sereia. A Lívia e a Clara com uma sainha de bolinhas. Hoje (ontem) eu vim com a camisa do Athletico-PR.”

Para a aluna Clara Parzianello, a quinta-feira foi o dia mais divertido, pois pôde conhecer os times dos outros colegas. Já Henrique Gabriel dos Santos não gosta “tanto” de jogar bola e por isso gostou mais do desfile de fantasias. “Pintei o cabelo de verde, usei uma camisa amarela e um calção azul, simbolizando o Brasil.”
A Secretaria de Educação de Beltrão enviou, para todas as instituições do município, lanches especiais. Segunda-feira foi dia de bolo e terça, de cachorro-quente.
“Esse ano foi mais atípico, pois a escola há anos tem a programação do Dia das Crianças. Eles esperam o ano todo. Mas o tempo não colaborou na terça-feira . Os da tarde não puderam usar os brinquedos, mas dei esperança de repetir o dia noutra oportunidade”, disse a diretora Ediane de Araújo.
Quarta-feira, 12, feriado nacional, não teve aula, e a Escola Maria Helena Vandresen foi o local de início da procissão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Paróquia do Bairro Alvorada. Na oportunidade, o padre pôde conhecer os trabalhos dos alunos e deu uma benção pelo Dia das Crianças.