8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Sexta-feira encerram-se as inscrições das oficinas do Festival de Música

As professoras Dotsy M. Santi Rebelatto e Ana Cristina Kieling Rebelatto. Foto: Leandra Francischett.

Por Leandra Francischett – Há dez anos, o Festival Internacional de Música Sonata transforma Francisco Beltrão em polo musical. Entre as atividades estão as oficinas, que são gratuitas, basta se inscrever na Sonata Centro de Artes, até amanhã, dia 2 de março. O evento inicia domingo, dia 5, e encerra dia 16 de março, idealizado pelo casal Dotsy e Roniedson Rebelatto, com a realização da Cooperativa de Arte e Cultura de Francisco Beltrão (Coperarte), Sonata Centro de Artes e Ministério da Cultura. Há ainda parcerias locais, como Fistarol, Simonetto, Bons Negócios, Ítalo, Grupo Krindges, Vitral Sul, Acefb, Muralha Empresa Contábil, Alcast, Rumo e Cleimar de Carli.

- Publicidade -

São 250 vagas para 20 oficinas ministradas por 14 professores, sem custo para os participantes. Simultaneamente às oficinas, acontecem 25 apresentações itinerantes, em empresas e locais públicos. “As apresentações serão abertas ao público, mas estamos encerrando as inscrições para as oficinas. Algumas já lotaram, mas em outras ainda temos algumas vagas”, comenta Dotsy, diretora pedagógica do festival.

Além da região Sudoeste, há alunos de Curitiba, Cascavel, Chapecó (SC) e Xanxerê (SC), por exemplo. “Isso nos deixa muito felizes, porque estão valorizando a equipe de professores que vão estar disponíveis nesses quinze dias. Essa procura de alunos de outros municípios e até outras regiões realça ainda mais a importância de mantermos as oficinas de música durante o festival”, destaca Dotsy.

Há professores da Espanha, Itália, Argentina, México e Paraguai, bem como das cidades de Brasília, Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Entre eles estão Élio Orio, Diego Salazar Henning, Alejandro Orellana, Guilherme Amaral, Joel A. Lazarte, Gabriel Sobiray, Ana Cristina Kieling, Yonan Daniel, Gabrielly Talissia dos Santos, Francisco Holanda, Valdecir Abati, Dotsy M. Santi Rebelatto, Tylle Junior Cechet e Geovana V. Sulzbach.

Haverá ainda duas palestras, uma sobre Yoga da Vibração Musical, dia 6, às 17h30; e a outra sobre a vida e a obra de Johann Sebastian Bach, dia 14, às 15h30. “Percebemos uma grande procura pelas oficinas, mas também pelas palestras. O público está realmente prestigiando a vinda de maestros de fora”, ressalta Dotsy. Mais informações na Sonata, localizada na Rua Maranhão, 572, Centro, Francisco Beltrão, ou pelos fones 3523 2092 e 98401 4566.

Quinteto de cordas

“Todo festival tem muitas novidades. Este ano, por exemplo, temos a formação de um quinteto de cordas, que será feito com a orquestra de câmara de Maringá. São músicos brasileiros, mas que estão vindo de fora. O Alejandro Orellana é marido da embaixadora da Áustria no Brasil. Ele é venezuelano, mas já mora no Brasil há algum tempo”, exemplifica Etcheverry Santi Rebelatto, diretor artístico do festival.

Outro professor que integra o quinteto é o italiano Elio Orio, que há oito anos enaltece o festival com a sua presença. “São cursos gratuitos, como sempre, apresentações gratuitas no Espaço da Arte, sempre prezando por cultura de qualidade”, acrescenta Etcheverry. O quinteto fará o encerramento do festival, dia 16, às 20 horas, no Teatro Eunice Sartori (Espaço da Arte).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques