6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Simulação de acidente com pintor chama a atenção no Calçadão

A encenação fez parte da semana de prevenção a acidentes de trabalho.

- Publicidade -
A simulação do acidente de trabalho numa marquise da Concatedral. Foto: July Ioris.

JdeB – A simulação de um acidente de trabalho encerrou a Semana Municipal de Acidentes de Trabalho de Francisco Beltrão. A encenação aconteceu na manhã de sábado, 17, numa marquise da Concatedral. No Calçadão Central, as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Saúde, Sesi/Senai, entidades e clínicas parceiras do trabalho na realização da semana municipal participaram da iniciativa. Teve também atividade física, exposição de equipamentos de proteção individual (EPIs), entrega de panfletos e outras ações. 

Um painel estava exposto com as fotos de dez pessoas de Beltrão que morreram em acidentes de trabalho. Os familiares permitiram o uso das fotos das vítimas e estiveram no Calçadão como forma de reforçar que as pessoas tomem consciência de que é preciso se prevenir quando está realizando qualquer tipo de atividade.

Sinal de alerta

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Liliana Paula de Andrade, disse que esta demanda chegou no começo do ano ao Poder Público e está entre as preocupações da Secretaria.

“Nós falamos tanto na qualificação de mão de obra e da geração de empregos, e não falamos na qualidade desse emprego, seja na remuneração, seja na própria segurança. Nós tivemos alguns óbitos de pessoas mais conhecidas e isso acendeu um sinal de alerta para um problema que acontece anualmente. Por isso, sentimos a necessidade de agora fazer uma campanha de prevenção porque depois dos acidentes consumados não tem muito o que fazer. Nós temos que olhar agora a prevenção e entendemos como parte da nossa Secretaria que o desenvolvimento não é só o econômico. Isso [ação preventiva] gera desenvolvimento humano. Temos falado muito na permanência do empregado nas empresas. Temos falado muito nessa qualificação e não falamos nesse cuidado um pouco mais humanizado e que gera, inclusive, economia. Nós fizemos um levantamento de quanto se paga numa indenização por acidente de trabalho. Tem acidentes de trabalho com indenização que podem fechar uma empresa. Então, isso também envolve a economia, o desenvolvimento econômico, mas principalmente desenvolvimento humano.”

Sensibilizar as pessoas e empresas

Para Liliana o desafio é sensibilizar empresas e trabalhadores para a prevenção.

“É um desafio bem grande. Essa semana, nós fizemos um exercício de paciência, convidando as empresas. Agradecemos muito as empresas, aos empregados que entenderam esse chamado e deram a devida importância para esse assunto, que é tão pertinente. Mas a nossa intenção é manter essa semana no calendário anual de eventos e de prevenção, assim como ocorre com o trânsito. Nós temos uma lei estadual que contempla a terceira semana de setembro como uma semana de prevenção aos acidentes de trabalho e vamos fazer cumprir a lei sendo propulsor aqui em Beltrão.”

Simulação de acidente

Dalva Coling, da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, explicou como foi preparada a simulação do acidente.

“A simulação vai ser de uma eletrocussão baseada num fato real e com o apoio dos Bombeiros. É uma simulação em que um trabalhador está realizando a pintura da fachada de uma obra em segurança e ele sobe, depois para fazer a pintura na parte superior, onde ele está com um pincel com base de metal no botão com extensor de metal e acaba encostando na rede de alta tensão, sofrendo uma eletrocussão e cai. E daí vai ser feito o resgate pelos Bombeiros, que vão ter uma dificuldade para poder tirar ele do local que ele está e vão encaminhar ele para socorro médico.”

A cena teve a participação de socorristas do Samu e do Corpo de Bombeiros, que acionaram as sirenes para o deslocamento até o local do incidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques