9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Sudoeste revive a Revolta de 57 com músicas

De segunda-feira a sábado, haverá palestras em escolas e concerto musical, gratuitos, em várias cidades da região.

Cenas como esta inspiraram o carioca Luís Felipe Radicetti a compor as músicas orquestradas que enriquecem a história da Revolta dos Posseiros de 1957.

JdeB – A Revolta dos Posseiros, ocorrida em 1957, foi o acontecimento histórico mais marcante da região em todo o Século 20. Envolveu várias cidades do Sudoeste do Paraná, tendo como centro Francisco Beltrão. Após vários anos de tensão, veio o desfecho, com a vitória dos posseiros sobre as companhias de terra.

- Publicidade -

A maneira como as lideranças conduziram as negociações que culminaram em fim pacífico, e a conquista definitiva da terra, ainda repercute na sociedade regional, que não esquece de recordar cada episódio. A Revolta já foi contada em prosa e versos, em livros, em reportagens da imprensa nacional e regional. Ainda falta um filme, mas já tem música.

Na próxima semana, mesmo quem viveu aqueles episódios, ou conhece bem os seus relatos, terá oportunidade de revivê-los sob uma nova ótica: ouvindo música orquestrada. O compositor é o carioca Luís Felipe Radicetti, que reside em Francisco Beltrão desde 2015. Ele veio com larga experiência em composições de trilhas sonoras para a Rede Globo e produtoras independentes. Ao chegar aqui, interessou-se pelo tema da Revolta e acabou montando o projeto de uma cantata, que deu certo quando fez parceria com a Coperarte (Cooperativa de Arte e Cultura do Sudoeste do Paraná), que é presidida por Roniedson Rebelatto.

As primeiras apresentações da Cantata dos Posseiros ocorreram em outubro de 2019, nas cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco. Nos anos seguintes, não prosseguiram devido à pandemia do coronavírus. Mas agora retornam, revigoradas.

O músico Luíz Felipe Radicetti ao ser entrevistado pelos jornalistas Ivo Pegoraro, Michelli Arenza e Itamar Pereira, em outubro de 2019.

Programação da Cantata 2023

Eneas Marques dia 27, segunda-feira. Às 10 da manhã, palestra da professora Zali no Colégio Castro Alves; 19:30, concerto no Centro Social Comunitário.

Capanema dia 28, terça-feira. Às 10 da manhã, palestra na Casa da Cultura. Concerto às 10:30 na Casa da Cultura.

Barracão dia 1º de março, quarta-feira. Às 10 horas, palestra no auditório da Ascoagrin.

Santo Antônio do Sudoeste dia 1º de março, sábado, às 15:30, palestra no Colégio Humberto de Campos.

Verê dia 2 de março, quinta-feira. Às 10 horas, palestra no pavilhão da Matriz São Joaquim. Concerto no mesmo local às 19:30.

Ampere dia 3 de março, sexta-feira. Às 10 horas, palestra no Colégio Cívico Militar Cândido Portinari. Concerto às 19:30 no anfiteatro Municipal Professora Ana Maria Basso.

Santo Antônio do Sudoeste dia 4 de março, sábado, às 19:30 concerto no Teatro do Centro de Eventos Heitor Rodrigues.

Francisco Beltrão dia 5 de março, domingo. Às 19:30, concerto no Teatro Municipal Eunice Sartori (Espaço da Arte).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques