
JdeB – O temporal na noite da última quarta-feira atingiu diversos municípios da região, mas em Santo Antônio do Sudoeste os estragos foram mais significativos. A Coordenadoria Regional de Defesa Civil (10ª Coredec) apurou que cerca de 80 residências foram atingidas pelo vendaval no município, conforme informações fornecidas pela Prefeitura ao sistema para registro de ocorrências. Em entrevista ontem, à tarde, o prefeito Ricardo Ortiña disse que já haviam contabilizado mais de 100 imóveis afetados.
Segundo o soldado Fernando Savian, auxiliar do Corpo de Bombeiros na Defesa Civil, há possibilidade de o município decretar situação de emergência para agilizar o apoio na recuperação de danos de forma imediata, mas a previsão é que hoje já cheguem telhas para a cobertura de imóveis atingidos. Lonas foram distribuídas de forma emergencial ainda durante a madrugada de ontem.
Além de residências na área central e bairros, o vendaval derrubou muitas árvores e galhos pela cidade e em rodovias. Houve rompimento de cabos e a cidade ficou sem luz.
Pinhal de São Bento também registrou estragos no sistema da Defesa Civil. Foram 48 imóveis com danos de pequena monta e algumas áreas de lavoura de milho atingidas pelos fortes ventos.
Após vendaval, milhares de imóveis ficaram sem luz
Assessoria – Cerca de 260 eletricistas de serviços e manutenção da Copel trabalham nos reparos da rede elétrica da região Sudoeste, para restabelecer o fornecimento de energia. No fim da tarde de ontem, ainda havia 5.764 unidades consumidoras desligadas devido ao forte temporal.
Os municípios mais afetados pelas quedas de energia foram Pranchita, com 2.212 domicílios sem luz, Santo Antônio do Sudoeste, com 849, e Pinhal de São Bento, com 335. As equipes ainda precisam verificar e realizar consertos de 445 serviços emergenciais localizados em diversos municípios. Os trabalhos continuaram ao longo da noite de ontem.
A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos.