Várias obras viárias serão executadas nesta área do futuro Centro Cívico.

JdeB – Máquinas e caminhões estão trabalhando na preparação da área onde será construída a nova Prefeitura de Francisco Beltrão, em imóvel que fica entre o Max Atacado e novo Fórum da Comarca, no Bairro Luther King. O secretário municipal de Obras e Viação, Claudio Borges, informa que está sendo feita a terraplenagem e a limpeza do terreno. Numa área mais à frente na área onde será construída a sede do Ministério Público.
O secretário de Obras prefere não dar mais detalhes porque se trata de um amplo estudo e projetos nesta região que será transformada em Centro Cívico, já que ali serão construídas as sedes da Prefeitura de Beltrão, Câmara de Vereadores e Ministério Público, juntando-se com o novo Fórum da Comarca que deverá ser entregue em 2023. “Nós temos um estudo de projeto, estivemos no local com os nossos arquitetos e engenheiros. Ainda não está definida, por enquanto vamos fazer a limpeza e aí vamos começar a projetar a terraplanagem dentro do estudo, mas ainda não está tudo definido, agora é a limpeza e a preparação do solo pra daí ver o que tem que escavar, aterrar conforme os projetos sendo desenvolvidos”.
O complexo de obras, a abertura ou ampliação de ruas deve ser feita pelo prefeito Cleber Fontana (PSDB). Em evento recente, o deputado estadual Ademar Traiano (PSD) acabou revelando que haverá uma importante verba do Governo do Estado para a construção do futuro prédio da Prefeitura. As obras devem contemplar as ruas Antonina, Ricardo Kunz, Guaporé, Guanabara e Mato Grosso, mas nesta região do futuro Centro Cívico. “Nós temos um projeto grande pra aquela região ali. Ali naquela região vai ter uma mudança muito grande”, antecipou o secretário, que prefere ainda não expor mais detalhes porque os estudos e projetos estão sendo feitos.
Mas uma das propostas é a abertura da Rua Antonina margeando o Rio Marrecas até a Rua Ricardo Kunz – esta intenção foi anunciada em 2020 pela administração municipal. Os projetos e estudos são feitos por profissionais da Secretaria Municipal de Viação e Obras e do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (Ippub).