Respaldado por 11 votos, ele é o segundo mais experiente da atual legislatura, só fica atrás de Dile Tonello.

Assessoria e JdeB – Durante a sessão ordinária de ontem, 13, aconteceu a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão para o biênio 2023/24. E não foi unânime.
Dos 13 vereadores, três receberam votos, sendo que o vereador Ivanir Tupy Prolo (PP) obteve 11 e foi eleito; Cidney Barbiero (PSB) e Silmar Gallina (PSDB) tiveram um voto cada um — o socialista votou em si e o tucano foi escolhido por Rodrigo Inhoatto (PP).
As demais cadeiras da mesa serão ocupadas por Júnior Nesi (PSDB, 12 votos), como vice-presidente; Ronaldo Bizotto (PP, 11 votos) como primeiro secretário e Jean Emiliano (MDB, 9 votos), segundo secretário.
Tupy, 57 anos, foi presidente pela primeira vez há 15, no biênio 2007-08 (mandato do prefeito Vilmar Cordasso). Ele concorreu a vereador no ano 2000 e ficou na suplência. Em 2004 se elegeu com 1,4 mil votos; depois ficou suplente em 2008; voltou a se eleger em 2012 (1,6 mil votos) e suplente novamente em 2016. Em 2020 se elegeu pela terceira vez, com exatos 1.025 votos.
Tupy é o segundo político mais experiente da atual legislatura, considerando que entre os 13 parlamentares atuais, o primeiro a ser eleito foi Valmir Dile Tonello (PV), no século passado, em 1996, quando foi inclusive o mais votado entre as 15 vagas em disputa, com 1,7 mil votos.
Tupy destaca compromisso com o município
Em suas palavras, Tupy Prolo lembrou dos vereadores que já o apoiaram em 2020 e mantiveram os votos em 2022, somando-se aos outros cinco, que dessa vez votaram para que ele fosse o novo presidente. “Quero agradecer os votos dos colegas vereadores que me conduziram ao cargo, mas quero dizer para a nossa população que a presidência da Casa só reforça nosso compromisso com Francisco Beltrão. Não me apego a cargos, conduzirei a Câmara, mas continuarei sendo o amigo do povo, ligado ao esporte e a todas as causas que sempre defendi”, disse.
Tupy também parabenizou os demais membros eleitos para a mesa. “Conto com meus colegas de mesa para conduzir o nosso Legislativo pelos próximos dois anos, bem como com todos os componentes da nossa Câmara. Sei que são vereadores competentes e espero que ao fim da nossa gestão, a avaliação também seja positiva, como está sendo do presidente Quintino, que esteve à frente do Legislativo nesses dois primeiros anos”, finalizou.
Posse automática
A nova mesa diretora tomará posse automaticamente no dia 1º de janeiro de 2023.
A sessão de ontem foi a última atividade ordinária do ano e a volta dos trabalhos está programada para o dia 6 de fevereiro, a primeira segunda-feira do mês.