
JdeB – Anteontem foi no campus de Pato Branco, ontem, em Francisco Beltrão e hoje e será em Dois Vizinhos.
A UTFPR do Sudoeste traz à região a filósofa Lúcia Helena Galvão, para três palestras diferentes, mas sob o foco na humanização mais profunda das relações profissionais e como isso se desdobra no aprendizado. O título da saga: “Desenvolvimento Humano na UTFPR”.
Como disse o diretor do campus de Beltrão, professor Hernan Vielmo, “a marca da UTFPR é o humanismo, e vamos aprofundar isso ainda mais”.
Em Pato Branco, Lúcia Helena abordou “Do indivíduo ao coletivo: o que significa e qual a importância de humanizar as instituições?”. Em Beltrão, ela desenvolveu o tema “A jornada com valores”. E hoje de manhã em Dois Vizinhos, fechando a trilogia, será “Formando seres humanos profissionais”.
Ontem, o auditório ficou lotado de professores e profissionais acadêmicos, com praticamente todas as cadeiras ocupadas.

“Nós da UTFPR estamos atentos às modificações que ocorrem na sociedade, nos mercados de trabalho e na personalidade dos jovens que chegam ao ensino superior. É nosso compromisso preparar nossos professores para estes novos cenários, principal motivo para a realização dessa série de palestras”, disse o professor Jean-Marc Sthefane Lafay.
A abertura dos trabalhos foi com a professora pato-branquense Tangriani Simioni Assmann, vice-reitora da universidade.
“Nosso desafio é trazer mais pessoas para a universidade e manter as que aqui estão”, declarou, na sua fala de boas-vindas.