23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Verão começa ensolarado na maioria das regiões

Verão terá dias muito quentes, máximas acima de 30°C e chuvas intensas.

- Publicidade -

AEN – O verão tem início às 18h48 de hoje, 21 de dezembro, e termina no dia 23 de março de 2023, às 18h25. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no primeiro dia da estação, o sol predomina na maioria das regiões do Estado, com tempo parcialmente nublado na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Sudeste e Campos Gerais, que registraram chuvas intensas nos últimos dias.

O cenário climático global indica que o fenômeno La Niña permanece ativo com intensidade moderada, perdendo força ao longo da estação. Alguns períodos poderão ser mais secos ou mais úmidos, apresentando temperaturas mais ou menos elevadas do que o habitual.

“A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica, mas estão previstos períodos de dias consecutivos de calor intenso, podendo gerar desconforto térmico”, explica o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar. “É provável que o tempo fique mais seco e quente em alguns dias, aumentando a evapotranspiração.”

As temperaturas mais altas devem ocorrer com mais frequência nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. Segundo o Simepar, as temperaturas podem ultrapassar 31ºC no Oeste em janeiro e 30º C no Norte em março. As mínimas estão previstas para o Sul (região de Guarapuava e União da Vitória), mas beiram em 16ºC em março.

No Sudoeste chove abaixo da média em dezembro

O Simepar está prevendo mais de 200 milímetros de chuva, no Sudoeste, para o mês de janeiro, mas em dezembro pode faltar chuva.

Para o restante desta semana a previsão é de sol. Volta a chover segunda-feira, dia 26, uns 10 milímetros, segundo previsão do Simepar.

Pode chover ainda dias 27 (1,6 mm), 28 (13,5 mm) e 31 (10,1 mm), totalizando 35,5 mm.

Se forem confirmados esses 35 mm, somados aos 65 que já choveu, totaliza 100,5 mm. Fica bem abaixo da média histórica para Francisco Beltrão, que é de 173 milímetros para o mês de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques