A rede atua de maneira informal, mas intenção é transformar em uma entidade formalizada.

JdeB – Há dois anos, o trabalho independente de voluntários de Eneas Marques vem fazendo a diferença na vida de muitos animais abandonados. A Rede do Proteção Animal, grupo formado por cerca de 30 pessoas, atua no socorro, acolhimento, tratamento e doação de cães e gatos deixados nas ruas e estradas do município. Centenas de animais já receberam cuidados do grupo.
Os voluntários recebem diversos chamados sobre cães abandonados na cidade e interior. Ao verificar as situações, observam a saúde dos bichinhos, vacinam, encaminham a castração e até disponibilizam para adoção.
“Aqueles que a gente não consegue doação imediata, colocamos em um espaço que temos e vamos cuidando, com ração, remédio, até conseguir um lar”, comenta a voluntária Noeci Felipe. No abrigo provisório, cerca de 50 a 60 animais estão sob cuidados do grupo, aguardando a adoção.
Para viabilizar o trabalho, a Rede de Proteção Animal tem a parceria de diversos veterinários, clínica, empresas e da comunidade, além do apoio da Prefeitura em algumas situações. Também fazem promoções para bancar os medicamentos e tratamentos dos animais, como rifas e festival de pizza. Na Festa do leitão, do último domingo, o grupo montou uma barraca para vender picolé e sorvete e levantar recursos para os atendimentos.
Conscientização
Para a voluntária Selma Moreira os desafios da proteção animal são constantes. Atualmente, por exemplo, é comum o abandono de cães por moradores do interior. Por isso o trabalho de conscientização é permanente, e vem dando resultados.
“Percebemos, desde que começamos atuar, que as pessoas estão mais conscientes. Ainda tem alguns com aquele velho pensamento de que os animais não sentem nada, mas tem mais gente cuidando melhor. Em partes, talvez, pelo trabalho que fizemos, divulgando sempre no rádio, pedindo que as pessoas castrem e não abandonem.”
A rede atua como um grupo independente e a ideia é se estruturar e passar a atuar como uma entidade formalizada.