Outros 19% dos empresários preveem demissões nos próximos três meses
A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), as associações empresariais afiliadas e o Sebrae/PR realizaram a segunda rodada de pesquisa para compreender os impactos econômicos causados na região, em decorrência do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.
Ao todo, foram coletadas 937 respostas, distribuídas por 32 municípios sudoestinos, no período de 11 a 21 de agosto. Dos questionários, 13% foram respondidos por microempreendedores individuais (MEIs); 49%, microempresas; 29%, empresas de pequeno porte; 5%, empresas de médio porte; e 4%, empresas de grande porte.
Quanto ao setor, 59% das empresas atuam no comércio; 27%, na prestação de serviços; indústria, 8%. Além disso, 77% das empresas têm mais que cinco anos de mercado e 71% das empresas pesquisadas têm entre um e dez colaboradores.
A pesquisa revelou que 28% das empresas reduziram o quadro de colaboradores entre março e agosto deste ano. Além disso, 19% dos empresários preveem demissões nos próximos três meses se o atual cenário continuar.
O presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, observa que o resultado desta segunda edição da pesquisa mostra que o cenário atual não confirmou as expectativas da primeira rodada, feita em abril, quanto se previa mais demissões, por exemplo.
Os dados completos da pesquisa serão divulgados na edição impressa do Jornal de Beltrão, na quarta-feira, dia 9.