Desde o início, a cachaça foi reconhecida com prêmios, demonstrando ser um produto de alta qualidade.

O Alambique Don Juan, localizado em Manfrinópolis, lançou em 2021 uma nova marca para comemorar os dez anos de mercado. A linha de produtos Velho Juan, em homenagem ao pai do mestre alambiqueiro e engenheiro agrônomo, Juan Artigas, possui novas garrafas, rótulos e uma cachaça ainda mais aprimorada.
Juan iniciou na atividade ainda em 2010 e, desde então, tem se dedicado, através de estudos e pesquisas, à melhoria dos processos e comprometimento com uma produção ambientalmente correta. Desde o início, a cachaça foi reconhecida com prêmios, demonstrando ser um produto de alta qualidade, capaz de agradar os paladares mais exigentes. Em 2013, num ranking da Gazeta do Povo, foi destaque entre as 30 melhores cachaças do Paraná; em 2014, foi premiada com medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas (Bélgica); 2015, novamente em Bruxelas, medalha de Prata, entre mais de 500 cachaças do Brasil.
Neste ano, em agosto, logo após as inovações da marca, a Velho Juan Extra Premium Carvalho conquistou medalha de Prata no 10º Concurso Nacional da Cachaça, durante a ExpoCachaça, em Minas Gerais. Patrícia, filha de Juan e administradora do Alambique, diz que o mercado exigia essa diferenciação e modernização da marca, pensando não só no mercado interno, mas também na exportação. “Apesar de lançada há pouco tempo, a receptividade está sendo muito boa.”

dirigem o alambique Don Juan.
Produção sustentável
O Alambique Don Juan produz em média 30 mil litros de cachaça por ano, mas a capacidade instalada da agroindústria permite atingir até 120 mil litros, conforme a demanda. O cultivo da cana-de-açúcar, realizado em áreas arrendadas de pequenos agricultores, é livre de agrotóxicos e o seu corte é totalmente manual, sem o uso de queimadas, minimizando assim os impactos ambientais. Aliás, todo o processo produtivo é sustentável através do reuso da água e dos resíduos, vinhoto e bagaço, retornando para as lavouras em forma de adubo.
Os tipos de cachaça
A cachaça Velho Juan é envelhecida em cinco tipos de madeira: Grápia e Cabriúva, que são da região, Castanheira do Pará, Amburana da região Norte do Brasil, e Carvalho Francês. Cada madeira proporciona características únicas e marcantes à cachaça. Um dos diferenciais no processo produtivo é que a cabeça (obtida no início da destilação) e a cauda (o produto do final do processo), que possuem componentes não benéficos ao organismo, são descartados em sua totalidade. Dessa forma, 1.200 litros de vinho (nome dado ao caldo de cana
fermentado) resultam em apenas 180 litros de cachaça.
Promoção para o final de ano
O Alambique Don Juan tem parceria com empresas da região e está com promoções especiais para o final do ano. As cachaças também podem ser encontradas em lojas, mercados e conveniências ou diretamente no Alambique, localizado na Comunidade Bela Vista do Encantilado, também conhecida como Linha Savegnago, em Manfrinópolis.