Negócios

Autor: Victoria_Borodinova / Fonte: Pixabay.com
Quase nove meses de pandemia e muitos hábitos mudaram. O de maior destaque é, certamente, o modo como as pessoas compram bens e serviços. Com as restrições para se prevenir da Covid-19, as vendas no comércio caíram, mas as compras on-line aumentaram significativamente no Brasil e no mundo.
Outra mudança foi a economia no orçamento. Agora, os consumidores estão cada vez mais de olho nas promoções. Esses dois fatores ajudam a explicar a grande expectativa para a Black Friday 2020.
Marcada para 27 de novembro, o evento de mega promoções no varejo, em especial nas lojas da internet, a Black Friday desse ano vai beneficiar igualmente varejistas e consumidores, ambos prejudicados por conta das paralisações causadas pela pandemia.
Tanto que os empreendedores já esperam que o evento ajude na retomada das vendas e dos lucros. Enquanto os clientes pretendem aproveitar preços baixos para comprar, inclusive, os presentes de Natal.
A expectativa de que essa Black Friday seja diferente também é corroborada por pesquisas de mercado. Uma delas, feita pela TracyLocke Brasil em parceria com a Behup, identificou que 43% dos entrevistados já estão programando suas compras na Black Friday desde o início do ano. Além disso, 83% dos consumidores pretendem realizar suas compras em lojas on-line.
Os mais desejados
Já quando se trata dos itens mais procurados durante a Black Friday, a colunista Elen Gonçalves, especialista em celulares e acessórios do TechReviews, afirma que os smartphones e notebooks serão os itens de maior destaque.
Afinal, eles são cada vez mais necessários em tempos de isolamento social e trabalho home office.
Gonçalves também aponta os eletrodomésticos e as TVs como produtos de maior interesse dos consumidores durante a Black Friday 2020, seguidos de vestuário e produtos de cuidado pessoal.
Origem
A Black Friday é uma data na qual o comércio, de todos os segmentos, concede descontos generosos, que variam de 10% a 80%. Criado nos Estados Unidos, o evento ocorre um dia depois do feriado americano de Ação de Graças, um dos mais importantes do país.
Com o tempo, porém, a data chegou a outros países. No Brasil, a Black Friday aterrissou em 2010 e, em um primeiro momento, envolveu apenas os varejistas on-line. Hoje, no entanto, as lojas físicas, das pequenas às de departamento, já aproveitam a data para atrair mais consumidores.
Até mesmo os supermercados já participam da data, ainda que os melhores descontos continuem sendo ofertados, com mais frequência, nas lojas on-line.