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Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Campanha incentiva pequenos empresários a se reiventar

Negócios

A recém-lançada campanha “MEI. Reinvente. Repense. Recrie” já traz frutos de sucesso, com casos de microempreendedores que transformaram a forma de gerar renda usando informações disponibilizadas pelo Sebrae. A página lançada com conteúdo específico para os MEI acumula 250 mil acessos em todo o país desde seu lançamento, no dia 18 de maio.

Os microempreendedores individuais podem conferir diversos cursos on-line gratuitos, lives, palestras, oficinas, consultorias especializadas, divulgação de cases de sucesso na crise, textos, cartilhas e e-books com dicas de temas voltados para mercado, finanças e legislação, crédito, marketing e vendas, e materiais para segmentos específicos. Por meio do portal é possível receber notificações sobre novidades por WhatsApp e acessar os principais canais de contato do Sebrae em cada estado para tirar dúvidas, receber orientações e realizar consultorias especializadas. A página pode ser acessada no link.

Diversos paranaenses têm aproveitado a campanha do MEI para se capacitar e profissionalizar o negócio ou até mesmo para mudar completamente a sua área de atuação e atender uma nova oportunidade no mercado.

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Microempresário em Londrina

Esse é o caso do microempreendedor individual Reginaldo Aparecido Leme, de Londrina. Ele teve que interromper, no dia 15 de março, suas corridas como motorista de aplicativo e pequenas excursões para atrativos turísticos da região, como parques aquáticos e santuários. Com o novo cenário ele decidiu se lançar em um novo empreendimento e vender verduras.

Leme delimitou uma área para realizar as entregas, devolveu o carro locado que utilizava em suas viagens e decidiu financiar um veículo utilitário para trabalhar no novo negócio. “Antes de começar, eu liguei para o Sebrae para validar a ideia e fui incentivado a seguir em frente”, conta. Além da Ceasa, buscou bons fornecedores de hortaliças, frutas e legumes locais para oferecer uma maior variedade de produtos aos clientes. “Hoje, com a demanda crescente, distribuo os alimentos no período da manhã e da tarde e vendo para lanchonetes e restaurantes”, afirma.

O empresário divulgou o negócio no tradicional “boca a boca” e, contente com os resultados, já planeja criar uma linha fixa de produtos e um sistema de delivery para fidelizar a clientela. Para expandir seus negócios, ele diz que voltará ao Sebrae para buscar consultorias que o ajudem a analisar os custos e a precificação do serviço. “Quero fazer tudo com os pés no chão. Tenho a preocupação em fazer bem feito. Trato o alimento com muito amor e carinho”, pondera, ressaltando que pretende manter o novo negócio com as excursões após o fim da pandemia.

No Litoral

Já no Litoral do estado, mais especificamente na Ilha do Mel, Maria Cristina Scheidt é a dona de uma pousada que paralisou os serviços há mais de 60 dias e que tem procurado transformar sua atuação para amenizar os efeitos da crise. Para manter a proximidade com os clientes, decidiu criar páginas nas redes sociais com informações sobre seu negócio. Ela avalia que a iniciativa pode ajudar a conseguir novos clientes.

“Trabalho nesse ramo há 30 anos, nunca vivi uma crise como essa. Nunca tivemos que fechar a pousada por tanto tempo. Mas há males que vem para o bem. Eu cresci com isso, iniciei nossa atuação nas redes sociais e espero que ajude na divulgação da nossa pousada”, afirma Maria Cristina.

A microempresária revela que é uma espectadora cativa das lives com convidados oferecidas pelo Sebrae, além de já ter feito cursos e consultorias. Ela afirma que pretende utilizar o conhecimento adquirido para impulsionar seus negócios ao final da pandemia.

Mudanças no mercado

Para a consultora Patrícia Albanez, do Sebrae/PR, os empresários devem entender que o mercado e a forma de consumir produtos e serviços mudou. Segundo ela, é importante que o empreendedor conheça as novas oportunidades que estão surgindo e atenda a essas demandas.

“É muito importante que eu olhe para o que eu faço, entenda o que o cliente precisa e utilize a criatividade para pensar em novas possibilidades. Além disso, esse é o momento de pensar na adaptação dos serviços para oferecer mais segurança para o cliente e comunicar isso de forma clara. E dentro desse cenário, para que o empresário possa inovar, é preciso que ele se capacite e consuma conteúdos de qualidade para seus negócios”, destaca.

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