Com a pandemia, muita gente passou a deixar o veículo guardado por mais tempo.

O empresário Valdir Marques usa pouco a Saveiro – rodou menos de 10 mil km em seis anos – mas não deixa vencer os prazos de manutenção.
Foto: Leandro Czerniaski/JdeB
A restrição de passeios e viagens, a implementação de aulas on-line e a possibilidade do trabalho remoto para muitos profissionais reduziu a quantidade de veículos circulando pelas cidades. Há mais carros encostados nas garagens, mas a falta de uso não é motivo para esquecer completamente do carro. O mecânico Laércio Risso, proprietário da Motortec, recomenda que sejam dedicados alguns minutos por semana para funcionar o veículo e evitar problemas mais graves devido ao longo tempo parado.
“Ligar o carro uma vez por semana, por 20 minutos, dando atenção a alguns detalhes, é o suficiente para deixá-lo em condições adequadas de uso”, recomenda Laércio. Esse período de funcionamento é importante para não deixar a bateria descarregar – já que o alternador fornece corrente quando o motor está acionado – e ajuda a fazer o óleo circular pelo motor e o combustível pelo tanque e sistema de alimentação.
É preciso ficar atento para não deixar o veículo numa posição inclinada e nem em ambiente fechado quando estiver em funcionamento, para evitar a intoxicação pelo monóxido de carbono que sai do escapamento. A indicação de Laércio é movimentar o carro de lugar para o pneu não deformar ao ficar muito tempo parado e conferir se a calibragem está dentro do recomendado no manual. Ao funcionar o veículo que está sem uso, é preciso lembrar de acionar o ar condicionado por alguns minutos, para lubrificar o sistema, e depois o ar quente, para remover fungos que estejam nos dutos.
O ideal é que se fique por perto durante todo o período em que o veículo estiver acionado, para verificar alguma anormalidade ou indicação de problemas pelas luzes do painel. “Em caso mais extremos, como o carro que ficou por muito tempo parado e será utilizado para uma viagem, por exemplo, é preciso levar a um profissional mecânico para fazer uma verificação mais detalhada”, afirma Laércio Risso.
Nas últimas semanas, muita gente tem procurado sua oficina nesta situação. Os problemas mais recorrentes são a perda de carga da bateria e a necessidade de troca de óleo devido ao prazo. “Mesmo um veículo sem uso precisa ter o óleo trocado, porque com o tempo o fluído perde suas características e não faz a lubrificação da forma com que foi projetado”, completa.
O empresário Valdir Marques, de Marmeleiro, usa pouco sua Saveiro, mas não descuida da manutenção. O carro tem quase seis anos de fabricação e nem chegou aos 10 mil km rodados. “Mesmo rodando pouco, nunca deixo vencer as manutenções, isso ajuda a não ter nenhuma surpresa com o carro”, disse, enquanto acompanhava a troca de óleo e filtros na Motortec.