Negócios

O inverno começo oficialmente às 7h e sete minutos de segunda-feira, 21. E com a estação mais gelada, vem também uma grande oportunidade de negócio para as lojas de confecções de Pato Branco e região. Os comerciantes estão otimistas com a possibilidade de aumento das vendas pela chegada do frio. Apesar da pandemia há otimismo no comércio em geral, presente com boa aquecida nas vendas por causa do frio já registrado.
Na Loja Big, no centro de Pato Branco, que trabalha com o comércio de roupas e calçados, a gerente Marcia Santis de Oliveira destaca que os estoques foram reforçados para o início oficial do inverno. “As vendas de inverno começaram no mês passado, com um movimento bem grande, e apesar da primeira quinzena de junho ter sido mais tímida, as vendas têm subido todos os dias.”
Luciane Volitzki, gerente da Leve Confecções, diz que as vendas têm sido boas. “Tivemos um aumento das vendas não só neste mês, mas no mês passado também quando já tivemos uma boa procura de inverno, com expectativa de alta de 20 a 30% nas vendas em comparação com o inverno passado”, destaca.
Estação deve ter “frio normal” e menos chuvas
O meteorologista Ronaldo Coutinho do Prado, um dos mais renomados profissionais da área, no Sul do Brasil, disse ao Jornal de Beltrão que os empresários podem ficar mesmo otimistas. “Se a esperança dos empresários é por dias frios para aumentar as vendas, pelo menos por hora as previsões indicam dias gelados para ajudar nas vendas.” O primeiro dia de inverno trouxe um dia com temperaturas abaixo dos dez graus e chuva.
Já com relação ao inverno até seu término em 22 de setembro quando chega a estação mais querida por todos, a Primavera, a previsão é de uma temporada com poucas chuvas por causa do fenômeno El Niño. “Quanto à temperatura, a tendência é de normalidade, ao contrário do que ocorreu no ano anterior, quando o frio foi menos intenso” analisa o meteorologista Coutinho.
No Paraná, empresários do comércio mais confiantes
Os empresários paranaenses estão mais esperançosos neste mês de junho. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), voltou ao patamar favorável, subindo de 98,0 pontos em maio para 106,6 pontos em junho. Trata-se de uma alta de 8,8% em um mês e de impressionantes 51,7% na variação anual.
A confiança dos empresários paranaenses está acima da média brasileira. A ICEC nacional cresceu pela primeira vez no ano agora em junho, mas ainda permanece em nível considerado desfavorável, ao registrar 98,4 pontos e seguir abaixo da faixa de 100 pontos.