Negócios
O Brasil está vivenciando um momento em que um evento na área da saúde – a pandemia do coronavírus – está impactando diretamente o caixa das empresas, pois fatores como isolamento social e incertezas econômicas e políticas estão fazendo com que as pessoas reduzam o consumo e, por consequência, gerando impactos nas vendas e no caixa das empresas, resultando num ciclo vicioso.
O professor e contador André Luiz Comunelo, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense (Unipar), explica que nesse momento a empresa terá que se reinventar e reestruturar para esse novo cenário que virá pela frente. Segundo ele, esse problema de saúde irá passar, e logo, mas o que virá pela frente será um mercado que aceitará apenas empresas estruturadas, com pensamento em redução de gastos, estruturadas e com estratégias.
Neste sentido, um dos profissionais mais requisitados e que irá trazer soluções para colocar sua empresa nessa linha, segundo o professor André é o profissional da controladoria e de finanças, que será fundamental para a reestruturação da empresa, pois ele tem uma visão do todo, ou seja, ele tem a visão do mercado, do fluxo de caixa, da estratégica da empresa, dos controles internos, dentre outras, e assim poderá ajudar a empresa a passar por esse momento de crise e ainda superar os desafios empresariais que estão por vir e que não serão na área de saúde.
O professor André Luiz Comunelo comenta que as empresas precisam, antes de tudo, reduzir quaisquer gastos, devem conhecer a sua realidade mediante um fluxo de caixa e um orçamento para que depois consigam reduzir qualquer coisa, “é aquela ideia que não podemos pilotar um barco se não sabemos onde queremos chegar”.
Depois de conhecer sua empresa, alguns pontos irão auxiliar na redução de custos, como diminuir gastos com deslocamentos, investimento em tecnologia e menos em papel, envolvimento dos colaboradores da empresa, evitar usar a demissão para reduzir custos internos, terceirização de setores de forma estratégica, revisão e automatização de processos internos dentre outros.
Sociedade 5.0
Nesta esteira, o professor Idair Edson Marcello enfatiza que houve uma aceleração na implantação e atualização de softwares nas empresas para atender a demanda surgida com o isolamento social. Muitas empresas que não vendiam utilizando-se de redes sociais começaram a vender por este meio e outras se inseriram no marketplace, utilizando-se de plataformas já conceituadas no mercado como Mercado Livre e Magazine Luiza. Além disso, o delivery passou a ser utilizado por muitos, para fazerem seus produtos e serviços chegarem até o consumidor. “Tudo isto significa progresso nas corporações. O consumidor começou a buscar mais informações na internet, por estar mais tempo em casa com a família, e com isso as empresas tiveram que migrar para lá também”, comenta.
De acordo com Idair Marcello, ocorreu evolução na oferta também na área pública “muitos serviços que não eram oferecidos on-line, com a pandemia, começaram a ser disponibilizados aos contribuintes via acesso aos sistemas e isto ocasiona melhora no fluxo de informações, além de evitar a perda de tempo pela ida do solicitante até uma agência e o enfrentamento da conhecida fila, que hoje aliás foi substituída por cadeiras confortáveis. No entanto, o tempo não para e todo produto ou serviço que estiver disponível em um aplicativo de smartphone será buscado por um número cada vez maior de internautas e este crescimento ocorre em nível exponencial. Esse é o presente e não o futuro da tecnologia e quem não se adapta fica para trás”.