Francisco Beltrão é o maior município do Sudoeste em número de cooperados e sétimo do Paraná.

O setor de cooperativismo de crédito vem crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos. Segundo o Banco Central, em 2019, o número de associados às cooperativas de crédito no País chegou a 10,9 milhões de pessoas. Um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior. Da mesma forma que cresce a adesão de novos cooperados, as instituições ampliam seus quadros de funcionários e criam novas oportunidades no mercado de trabalho.
De olho neste importante segmento, a Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, vem preparando mão de obra para atender a demanda da Região Sudoeste do Paraná. A instituição forma gestores de cooperativas de crédito desde 2013, através do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, curso que serviu de modelo para as demais unidades da Unipar (Cascavel e Toledo). A próxima turma de Francisco Beltrão inicia no dia 2 de outubro.
Segundo o professor Lucas Gomes de Oliveira, coordenador do curso de pós-graduação, por meio do curso, que tem um corpo docente altamente qualificado, busca-se proporcionar aos participantes, acesso às modernas técnicas de gestão em instituições financeiras e cooperativas. Apresentar pontos importantes sobre a entrada das organizações num ambiente micro e macro econômico, demonstrar a engenharia financeira, a análise de mercado e risco, bem como técnicas de governança e planejamento estratégico. As aulas tem regime quinzenal.
O cenário local das cooperativas de crédito
Francisco Beltrão é o maior município do Sudoeste em número de cooperados e sétimo do Paraná. São 30.384 pessoas cooperando no segmento financeiro. Fica atrás apenas de Cascavel (66.398), Maringá (64.225), Toledo (64.168), Curitiba (54.545), Londrina (53.719) e Foz do Iguaçu (36.252).
Dos cooperados beltronenses, 80,99% são pessoas físicas e o restante pessoas jurídicas (empresas). Mais de 50% dos cooperados ingressaram nas cooperativas nos últimos cinco anos, o que demonstra a forte expansão do segmento. O Paraná tem 1.755.191 cooperados, dos quais 85% pessoas físicas.
Sempre há vagas
Conforme Katiuce Piúna Duque Ferrari, gerente de Gente e Gestão da Cresol, a demanda por profissionais ocorre em diversas áreas, como nos setores administrativo e de negócios. “Em função da expansão, o nosso foco é na captação de talentos que convergem aos valores da Cresol.”
Katiuce informa que cursar um MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito é desejável e coloca o currículo em destaque, “mas é importante ressaltar que, na Cresol, não ter, não é excludente, trabalhamos com o foco em competências. Contratamos um sorriso e desenvolvemos a técnica”.
Para ela, a Cresol tem uma média mensal de mais de 100 vagas abertas. Além disso, a instituição tem como objetivo até 2025 dobrar o seu número de agências, o que impacta em termos mais gente ajudando a solidificar a Cresol.
Até mesmo quem já atua na área é importante estar sempre se qualificando. “Pois o mercado é volátil, as coisas mudam com agilidade, e todos os profissionais precisam estar atentos e acompanhando as tendências e atualizações”, comenta a profissional de Gente e Gestão.
Andréia Turchetto, gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Iguaçu, que tem três agências em Francisco Beltrão, destaca que a qualificação dos candidatos perante os processos seletivos tem sido cada vez mais importante para atender a necessidade da Cooperativa, que muito está voltada para um bom atendimento aos seus associados e à expansão da cultura e serviços cooperativos para as demais regiões.
“No Sudoeste do Paraná, temos o privilégio de termos a Unipar, que atua fortemente com o ensino voltado ao cooperativismo de crédito. O MBA oferecido pela instituição já formou vários alunos, dos quais muitos estão atuando no Sistema Sicredi em diversas funções em diferentes cidades. Esses profissionais têm se destacado em suas atribuições funcionais muito pelo aprendizado adquirido durante o curso”, comenta Andréia.
Ela relata que neste ano, na nova turma que está iniciando, novamente haverá colaboradores da Sicredi Iguaçu frequentando o curso na Unipar, “o que nos deixa felizes em saber que optaram por um curso específico de nossa atividade, em um Instituição de grande nome e reconhecimento no mercado de formação técnica”.
A Evolua é outra cooperativa beltronense em franco processo de expansão. Com relação ao ano anterior, o crescimento aproximado é de 40% em novos colaboradores. O setor de Recursos Humanos informa que constantemente a instituição tem vagas para profissionais nas áreas de análise de crédito, vendas na área Pessoa Jurídica e gerentes de agência (com expertise em vendas e gestão de equipes). A cooperativa também considera o curso de MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito também é um diferencial.