Os modelos Sprinter chegaram ao Brasil em fevereiro de 1997 e a linha atual é a mesma comercializada na Europa.

qualidade, tecnologia, segurança, conforto, agilidade e excelente custo operacional.
Foto: Divulgação Mercedez
Em fevereiro, a Mercedes-Benz completa 20 anos de comercialização da linha Sprinter no Brasil. Com amplo portfólio de vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de cargas, a Sprinter criou o segmento de “large vans” (3,5 a 5 toneladas de Peso Bruto Total – PBT) no País.
“Ao longo de duas décadas, foram emplacadas cerca de 125.000 unidades da Sprinter no mercado brasileiro”, informa Werner Schaal, gerente sênior de Marketing & Vendas Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse notável volume de vendas atesta o sucesso dos veículos comerciais leves da nossa marca no País, segmento atendido a partir de 1994 com o modelo MB 180. Somando o total de vendas das duas linhas até 2017, a Mercedes-Benz alcança mais de 135.000 comerciais leves vendidos no Brasil.”
Segundo o executivo, a Sprinter se consolida no País, cada vez mais, como referência de mercado em qualidade, tecnologia, segurança, conforto, agilidade e excelente custo operacional. “Além disso, também é reconhecida amplamente por sua excelente relação custo/benefício e o valor de revenda. Com a linha Sprinter, os clientes têm à disposição uma oferta de soluções inovadoras e customizada para atender uma ampla diversidade de aplicações de transporte, o que reforça a imagem da Sprinter como o veículo mais desejado da categoria”, ressalta Werner Schaal.
Sprinter se destaca pela constante inovação e pioneirismo
A linha Sprinter Mercedes-Benz se destaca no mercado pela constante inovação e pioneirismo. A atual geração, lançada em 2016, novamente trouxe avançadas tecnologias, como o exclusivo Assistente de Vento Lateral (CrossWind Assist), farol de neblina com assistente direcional integrado e luzes de circulação diurna. O design inovador reforça a atratividade e modernidade da Sprinter, agregando valor à imagem dos negócios dos clientes.
Entre os diferenciais da Sprinter incluem-se avançados recursos como o exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD, freios a disco em todas as rodas e discos frontais, airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo), ar condicionado (série ou opcional), rodas em liga leve (série ou opcional), piloto automático (série ou opcional), volante ajustável em altura e profundidade, volante multifuncional, rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In, fechamento central das portas por controle remoto, vidros, travas e retrovisores elétricos e faróis de neblina com assistente direcional.
Mercedes-Benz vem ampliando sua participação no segmento
A Mercedes-Benz vem registrando um aumento sistemático de participação de mercado em veículos comerciais leves no segmento de “large vans”, com reconhecimento e aprovação do mercado. “Em apenas cinco anos, aumentamos nosso market share em mais de 12 pontos percentuais, saltando de 14% em 2011 para 26,6% em 2016”, diz Werner Schaal. “Esse resultado é muito expressivo, por tratar-se de um segmento extremamente competitivo.”
Em 2016, foram comercializadas mais de 4.800 unidades da linha Sprinter no País, com isso, a marca obteve a participação de 26,6%, representando 2 pontos percentuais a mais em relação a participação de 2015, que foi de 24,5%.
A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3,50 t), 415 CDI (PBT de 3,88 t) e 515 CDI (PBT de 5 t). São três opções de entre-eixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extralongo). Os clientes contam com cerca de 60 versões de configuração da Sprinter, de acordo com o modelo, entre-eixos, altura interna e outros itens.
Banco Mercedes-Benz encerra 2016 no topo do ranking de repasses do Finame
O Banco Mercedes-Benz conquistou, em 2016, o primeiro lugar no ranking de liberação de repasses do Finame entre as instituições financeiras. No ano passado, foram liberados R$ 1,56 bilhão para financiar a compra de 11.473 veículos pesados. Esse montante é 2,6% superior ao registrado em 2015, que foi de R$ 1,52 bilhão.
“Essa liderança comprova que estamos cumprindo a nossa missão, que é a de trabalhar em conjunto com a fábrica e a rede de concessionários para garantir ainda mais agilidade nos processos de repasse para o Finame, mesmo em um ano como 2016, em que as instituições financeiras foram um pouco mais conservadoras na oferta dessa linha de crédito”, afirma o presidente do Banco Mercedes-Benz, Bernd Barth. “Nossa expertise é garantir as melhores condições tanto para o consumidor final como para as revendas, para que eles possam efetuar seus negócios”, completa.
Outro destaque em 2016 foram os negócios envolvendo ônibus, que somaram R$ 461,5 milhões, volume 62,2% superior ao registrado em 2015, quando o total foi de R$ 284,8 milhões.
Para consolidar os resultados, a instituição conta com um portfólio que inclui modalidades de crédito destinadas ao consumidor final, como Crédito Direto ao Consumidor (CDC), Finame e Leasing Operacional, além de seguros de veículos e prestamista. Já para a rede de concessionárias, oferece o financiamento para gerenciar seu estoque (Floorplan) e capital de giro.
No último mês de 2016, a instituição atingiu o montante de R$ 174 milhões em novos negócios, acréscimo de 19% em comparação ao obtido em dezembro de 2015, quando foram contratados R$ 146,3 milhões.
O Banco Mercedes-Benz detém o rating AAA, a mais alta nota concedida pela Fitch, uma das três grandes agências de classificação de risco de crédito do mundo. Essa instituição avalia periodicamente a situação financeira de bancos, empresas e até países. A classificação AAA reflete a menor expectativa de risco de crédito. Isso mostra que o Banco Mercedes-Benz tem elevada capacidade de pagamento de seus compromissos financeiros.
Banco Mercedes-Benz
O Banco Mercedes-Benz, desde 1996 no Brasil, atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e Sprinter) e de automóveis de passeio Mercedes-Benz, e oferece também produtos de seguro integrado para os planos de financiamentos de seus clientes, além de financiar os estoques de seus concessionários. A sede da instituição fica na cidade de São Paulo, no Centro Empresarial do Aço. No total, emprega 314 colaboradores e atende a 196 concessionários da marca. Em 20 anos de atuação no mercado nacional, o Banco Mercedes-Benz alcançou uma carteira de R$ 8 bilhões, com mais de 57 mil contratos ativos e 111 mil unidades financiadas até dezembro de 2016.