Levantamento ainda indica que 76% dos empresários da região estão otimistas com a economia e os negócios no Brasil.
O levantamento “Agenda 2020”, realizado pelo quarto ano pela Deloitte, traz as perspectivas para um cenário mais positivo para os negócios neste ano de 1.377 empresas que, juntas, faturam o equivalente à metade da riqueza gerada no País, totalizando R? 3,5 trilhões em receita no último ano.
Na Região Sul do país, assim como no Nordeste, com os percentuais mais elevados em relação às demais, o empresariado afirmou que investir em novas tecnologias (97%), na qualificação dos profissionais (95%) e em P&D (86%) são suas prioridades para que possam seguir competitivas diante do cenário disruptivo do próximo ano.
A região é também a que apresenta maior disposição para expansão dos negócios, em comparação com as demais do país. Do total de respondentes da região, 73% indicam que pretendem ampliar o número de pontos de venda e 57% têm a intenção de aumentar os atuais parques de produção caso o cenário se mostre positivo em 2020.
As ações estratégicas não param por aí: à frente dos outros Estados, 81% do empresariado sulista desejam contratar novos funcionários e 64% pretendem adquirir produtos ou marcas. Quando questionados sobre as prioridades do governo para o próximo ano, 86% apontaram estímulos para geração de empregos, seguido por incentivos governamentais para adaptação à Indústria 4.0 e à transformação digital (60%) e ampliação de incentivos tributários para Pesquisa & Desenvolvimento, com 58%.
Divisão da pesquisa
A edição deste ano da pesquisa “Agenda” teve a seguinte distribuição geográfica da amostra e dividiu-se da seguinte forma (considerando a sede das empresas): 57% em São Paulo, 16% nos demais Estados da Região Sudeste, 15% na Região Sul, 9% no Nordeste, 3% no Centro-Oeste e 1% no Norte do País.
Do total dos respondentes, 62% estão em cargos de conselho, presidência e diretoria. Adicionalmente, 31% das empresas participantes são de bens de consumo, 24% de serviços, 14% de TI e Telecomunicações, 14% de Infraestrutura e Construção, 9% de Atividade financeira e 8% de Bens de capital.
A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. rede de firmas-membro, presente em mais de 150 países e territórios, atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®.