19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Francisco Beltrão abriu mais de 900 novas empresas neste ano

Desde janeiro, incremento no total de empresas do município foi de 9%.

Luciano Steimbach abriu o próprio negócio, junto com dois sócios, em fevereiro: “Movimentação nas lojas está superando a expectativa”.

2021 foi um divisor de águas na vida do empreendedor Luciano Steimbach. Junto com dois sócios, ele resolveu investir num antigo sonho e, juntando a experiência como gerente comercial, abriu a empresa própria, no segmento de cama, mesa e banho. A Lojas Bella Casa inaugurou em fevereiro, em meio à pandemia, mas o cenário aparentemente desfavorável não freou o entusiasmo. “É em tempos difíceis que surgem as oportunidades, tanto que tínhamos uma perspectiva de vendas para o ano e que vem sendo superada. Em dois meses, já abrimos a segunda loja.” 

Assim como Luciano, outros beltronenses partiram para o negócio próprio ou ampliaram a atuação, neste ano, em Francisco Beltrão. A unidade local da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) registrou 1.302 novas empresas abertas no município entre janeiro e julho. Por outro lado, 383 CNPJs foram extintos. Mesmo assim, o saldo é considerado positivo e representa, em apenas sete meses, um acréscimo de 9% em relação ao total de empresas do município (10.937 em julho). A grande maioria dos novos empreendimentos foi enquadrada como Empreendedor Individual, que inclui os MEIs e tem regras simplificadas.

As empresas de sociedade limitada também figuram entre as que tiveram maior saldo de novas aberturas, seguida de cooperativas e Sociedade Anônima. A Jucepar de Beltrão não registrou novas empresas públicas, nem sociedades de economia mista. No município, o tempo gasto para abrir uma empresa é de um dia e 14 horas, índice superior à média nacional (dois dias e 20 horas), mas abaixo do indicador geral do Estado (um dia e 9 horas). 

- Publicidade -

109 mil novas empresas no Estado
O Paraná registrou um crescimento de 21,65% no saldo de empresas nos primeiros sete meses do ano, comparado ao mesmo período de 2020. A diferença entre aberturas e baixas de 2021 ficou em 109.586, contra 90.081 de 2020, segundo relatório divulgado, ontem, pela Jucepar. “Acredito que no segundo semestre de 2021 esses números serão ainda melhores, pois a retomada da economia no Estado está seguindo em ritmo firme e forte. Alguns fatores nos fazem acreditar nisso, como a vacinação contra a Covid-19, a credibilidade do Governo do Estado, a desburocratização e a celeridade com que as empresas são abertas no Paraná através da Junta Digital”, afirma o presidente da Jucepar Marcos Rigoni.

24 mil em julhoAté o momento, foram abertas 165.476 empresas no Estado, sendo 24.235 só em julho, o terceiro melhor resultado do ano. No que diz respeito às baixas, o percentual também teve aumento em comparação ao ano passado, sendo 55.890 em 2021 contra 39.547 em 2020.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques