Preços da arroba do boi se mantiveram em alta neste ano.
Amanhã, domingo, 6, a Sociedade Rural de Francisco Beltrão promove o último leilão de gado geral no Recinto de Leilões Miniguaçu, no Parque de Exposições. A expectativa é que sejam colocados à venda de 350 a 400 bovinos, entre bezerros, novilhas e vacas de raças de corte.
Os preços da arroba do boi (15 quilos) estão na faixa de R$ 270 a R$ 272, no Paraná, e as chuvas dos últimos dias, na região, vão ajudar a recuperar as pastagens. Para os criadores de gado, 2020 foi o ano de repor os plantéis de bezerros e novilhas já que nos últimos anos o preço da arroba estava menor.
Com o aumento da demanda por carnes pela China, os preços aumentaram em novembro de 2019 e depois se mantiveram relativamente em alta.
Claudio Borges, tesoureiro da entidade, diz que as atividades da Sociedade Rural terminam dia 6 de dezembro e retornam dia 8 de janeiro, em seguida haverá a assembleia de eleição da nova diretoria executiva para o biênio 2021-2023. A eleição foi adiada duas vezes, neste ano, devido à pandemia do coronavírus.
Show Agropecuário
A Sociedade Rural está programando para março de 2021 o Show Agropecuário, com a realização de três leilões, julgamento de raças, eventos gastronômicos ao meio-dia e, à noite, o sorteio de prêmios com motos, reprodutores e aparelhos de TV.
“Estamos analisando isso”, ressaltou Claudio Borges. A ideia está sendo discutida com o Núcleo Regional de Bovinos Hereford e Braford, que está se instalando em Beltrão, e deve ser parceiro no evento.
Sobre a eleição da diretoria, Claudio Borges disse que os nomes serão definidos no começo de 2021. “Em janeiro vamos ver, mas a ideia é trabalhar com os associados a formação de uma chapa única”, destacou.