Francisco Beltrão teve 196 contratações e há mais de 90 vagas disponíveis na Agência do Trabalhador.

Mais de 30 municípios do Sudoeste fecharam o mês de julho com saldo positivo nas contratações com carteira assinada. Nos quatro maiores municípios da região, os dois últimos meses foram de crescimento do mercado de trabalho, o que ajuda a recuperar as perdas causadas em abril e maio, no início da pandemia de coronavírus e das medidas de restrição para vários setores.
Francisco Beltrão, por exemplo, gerou 196 novos postos de trabalho em julho e chegou praticamente ao mesmo patamar de empregos do início do ano. Já Pato Branco, apesar das 97 contratações do último mês, perdeu 639 vagas neste ano.
A liberação do auxílio emergencial – que ajudou a movimentar muitos setores –, o bom momento do agronegócio e o aumento na concessão de crédito a pequenas empresas locais contribuíram para este resultado em Francisco Beltrão, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira. “Se continuar nessa toada, vejo que Francisco Beltrão continuará gerando empregos, devendo manter e até mesmo aumentar esse ritmo, pois temos muitos investimentos acontecendo no nosso município [investimentos públicos e privados], o que ajuda muito na geração de empregos, além do próprio clima de otimismo, que também aumenta”, avaliou Inácio.
Outro indicativo importante de que as contratações devem continuar está na Agência do Trabalhador. Ontem, eram 91 vagas disponibilizadas pelas empresas beltronenses – quantidade que vem se mantendo nas últimas semanas.
O levantamento feito pelo JdeB com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta que apenas nove dos 42 municípios da região tiveram saldo negativo em julho.
]