Negócios

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas por diversos segmentos ao longo deste ano pandêmico, 68% dos empresários ouvidos pela 25ª Sondagem Industrial acreditam que 2021 será um ano de retomada para o setor. A amostra coletada entre os dias 15 de outubro 26 de novembro representa mais de 50 mil estabelecimentos industriais de 37 segmentos, que geram 792 mil empregos no Estado.
O estudo foi feito pela Federação das Indústrias do Paraná com empresas de diferentes portes e regiões.
Os empresários justificam o otimismo com uma expectativa de aumento das vendas de seus produtos, sinalizado por 71% deles. Já 40% apostam em abertura de novos mercados, 34% devem fazer novos investimentos, 33% devem incorporar novos modelos de negócios e 31% acreditam num controle da pandemia do coronavírus no País.
O resultado da Sondagem ficou abaixo do registrado no ano passado, quando 79% dos empresários estavam animados com 2020. E 27% se manifestaram neutros e os pessimistas são apenas 4,5%. Os principais fatores que justificam esse comportamento são o aumento dos custos das matérias-primas, a redução nas vendas e a restrição de novos investimentos.
Para o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, o nível de otimismo menor este ano se justifica em decorrência do momento de grandes incertezas pela qual as economias brasileira e mundial estão passando. “O dado sinaliza uma preocupação, mas também que o empresário acredita que a economia e, principalmente sua atividade, estão em uma trajetória de recuperação”, comenta.
[relacionadas]