Os principais mercados da cidade mantiveram um movimento forte, ontem, que esperam repetir hoje.
Se na Rodoviária de Francisco Beltrão o fluxo de passageiros está menor que em outros fins de ano, o mesmo não se pode dizer dos supermercados. Desde o começo da semana o movimento está intenso nos mercados. As pessoas normalmente compram os produtos de época e os mercados também aproveitam para fazer promoções.
Nos dois supermercados que a reportagem esteve na tarde de ontem, o movimento era intenso de pessoas comprando, carregando sacolas e até os estacionamentos estavam cheios de veículos. Letícia Manfroi, do setor de marketing da rede de supermercados Mano Manfroi, e Jota Monteiro, gerente de loja do Super Vipi, disseram que o movimento estava ótimo.
Jota Monteiro comentou que “a expectativa que a gente tinha foi superada”, em vendas. “Esperamos um grande público pra véspera de Natal, como as pessoas têm comparecido durante a semana.” Letícia também disse que a previsão é de grande movimento para hoje nas lojas do Mano Manfrói. “Esperamos um crescimento maior nas vendas que as do ano passado.”
Tanto Jota Monteiro quanto Letícia Manfroi disseram não ter ocorrido mudanças nos hábitos dos consumidores devido à pandemia ou por retração na renda. Para eles, o comportamento das pessoas em relação aos produtos comprados continua igual ao de outros anos.
Nesta época do ano os consumidores procuram comprar mais carnes, bebidas – refrigerantes, cervejas e espumantes –, chocolates, panetones, hortifrútis e também compram cestas de Natal ou cestas básicas para doação a famílias carentes. Letícia conta que teve muitas pessoas que trocaram a cesta de Natal que ganharam por cestas básicas que seriam doadas para pessoas que precisam.
Os dois supermercados lançaram promoções para atrair os consumidores e também lançaram seus tabloides com ofertas. Jota Monteiro comentou que “nós atingimos o objetivo que o cliente precisa, que é preço e qualidade dos produtos”. E o Mano Manfroi teve a promoção Sensacioníver, ao longo do ano, com bons resultados.
As duas empresas contrataram mais funcionários temporários para atender a clientela. Todos os mercados de Beltrão adotaram medidas para evitar ou prevenir o contágio pelo coronavírus, como disponibilizar recipientes em álcool em gel, exigência do uso de máscara para entrar nas lojas, entre outras normas, como a higienização constante dos carrinhos e cestas usados pelos consumidores.
Maior movimento
Para hoje a perspectiva é de que os supermercados e mercados recebam um grande número de consumidores para comprar, especialmente, os produtos da ceia de Natal. Edna de Oliveira, por exemplo, foi ao mercado ontem e não levou tudo o que precisava. Ela comprou um chester e outros produtos e vai voltar hoje para comprar outros produtos. Edna disse que não teve de mudar hábitos de consumo devido à pandemia. “Graças a Deus não, apesar de tudo o que aconteceu”, disse.
No comércio
As lojas de Francisco Beltrão também estão tendo bom movimento. Os lojistas perceberam que as pessoas estão mais objetivas nas compras, já chegam pedindo pelo produto que querem levar para casa.
[relacionadas]