Na região de Beltrão-Dois Vizinhos a avicultura responde por cerca de 42% do VBP.

Entre os produtos da pecuária, o frango é o mais representativo no VBP do Paraná. O rendimento do frango em 2019 foi beneficiado pelo aumento nos preços de comercialização, e atingiu o valor de R$ 17,2 bilhões, um crescimento de 12% em valores reais. Com isso, aumentou a participação no VBP de 16%, em 2018, para 18%, em 2019. Foram abatidas 1,9 bilhão de cabeças de frango em 2019, crescimento de 2% em comparação com 2018.
As exportações de frango pelo Paraná contribuíram para esse índice: tendo seu rebanho suíno prejudicado pela peste suína africana, a China aumentou substancialmente suas importações de carne de frango paranaense: superando US$ 630 milhões, um aumento de 93% no valor e 75% no peso exportado, na comparação com 2018.
Na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos, a produção de frangos foi o destaque também, com um aumento de 23% no VBP. “A hora que soma a produção de ovos, aves de postura e mais a cama de aviário o índice salta pra 42%”, frisa Antoninho Fontanella, técnico do Deral do Núcleo da Seab de Francisco Beltrão.
No interior de Salto Lontra, dois empresários são sócios em um núcleo de galinhas poedeiras para a BRF de Dois Vizinhos. A granja conta com seis núcleos de aviários de 154 x 12 (comprimento x lagura) com 54.600 galinhas e cerca de 800 galos.
Por ano são produzidos 11 milhões de ovos visando a produção de pintainhos. Nos períodos de picos de produção são 50 mil ovos por dia. A BRF recolhe os ovos galados e os leva para seu incubatório em Dois Vizinhos. Depois da eclosão, os pintainhos são levados para alojamento e engorda nos aviários dos avicultores integrados.
Um dos sócios da granja é Antoninho Coletti, de Dois Vizinhos. Ele e o sócio estão na atividade há 14 anos. A granja conta com 25 funcionários. O empresário diz que a rentabilidade é boa, mas lembra que este ano houve uma correção nos valores depois de mais de três anos.
Antoninho Fontanella, do Deral/Seab, destaca que nos últimos anos cresceu muito a produção de aves de postura para ovos e pintinhos. A região Sudoeste conta com várias empresas avícolas em Francisco Beltrão, Pato Branco, Realeza, Dois Vizinhos, Coronel Vivida, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste.
Uma empresa da região mantém um plantel de aproximadamente dois milhões de galinhas para produção de ovos e pintinhos.