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Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Depois da aposentadoria, Moacir investiu num sonho de infância e tem uma coleção de Corcel

O carinho pelo modelo vem desde quando trabalhava de ajudante na oficina do pai.

O contador aposentado tem cinco exemplares de diferentes anos e versões

O contador Moacir Giacomin tem um carinho especial pelo Corcel. Passou boa parte da adolescência mexendo no que era um dos mais populares veículos da época. Conheceu o carro e sua mecânica na oficina do pai, seu Waldemar – popular Maneta. “Na época, não havia muitas marcas e modelos, mas o pai sempre gostava da linha Ford, especialmente o Corcel”, conta. Quando a família veio para Beltrão, em 1977, o Corcel do seu Waldemar foi dado como parte do pagamento da propriedade onde reside até hoje.

Aos 16 anos, Moacir começou trabalhar fora e teve que largar o posto de ajudante na oficina. Mas, manteve a admiração pelo modelo que fez parte de sua juventude e só agora, depois de aposentado, resolveu investir pesado no sonho e caçar algumas relíquias em outras cidades. “Me aposentei em dezembro, depois de 38 anos trabalhando de carteira assinada, e passei a me dedicar com maior carinho aos antigos. Sempre tive algum Corcel, mas adquiri outros nos últimos meses”, cita.

Hoje, a coleção de Moacir tem cinco versões da primeira geração. E todos com bom nível de originalidade e cuidado. O Corcel 73, por exemplo, está com somente 87 mil km rodados. “Tenho adquirido essas relíquias porque aqui na nossa região quase não tem mais o modelo em seu estado original, de qualidade, foram carros destinados ao trabalho, o que acabou gerando um desgaste bem maior”. A coleção tem ainda outras versões e anos, incluindo um GT 75, e cada um é avaliado entre R$ 20 e R$ 40 mil. “Penso em negociar com quem vá cuidar, mas quero continuar comprando, permitindo que as pessoas conheçam, preservando, e sempre ter carros neste estado”, completa Moacir.

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Neste mês, o Corcel completa 52 anos. E apesar do nome remeter ao Mustang, dos EUA, foi desenvolvido pela Willys em parceria com a Renault, francesa, mas caiu no gosto dos brasileiros. Foi um dos primeiros modelos com tração dianteira e, em 18 anos, contando com o Corcel II, vendeu 1,4 milhão de unidades – sendo o modelo da Ford mais vendido no País até hoje.

Moacir explica parte do sucesso do modelo. “É um carro requintado, muito bom de andar, silencioso, de mecânica fácil e barata, sem falar da economia no consumo de combustível, chega a fazer de 8 a 10 na cidade e até 14 na estrada, por litro de gasolina. Uso quase que diariamente”.

O Corcel 73 e o 77 fazem parte da coleção de cinco, propriedades do contador Moacir Giacomin.

Neste mês, o modelo da Ford mais vendido no Brasil completa 52 anos.

 

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