Espaço será inaugurado hoje e conta com uma série de inovações devido ao Selo Casa Saudável.

O estilo industrial do prédio da agência da Cresol Tradição chama atenção, mas os principais atributos que fazem deste um projeto diferenciado estão nos detalhes. A iluminação é automatizada e se ajusta conforme a intensidade da luz externa; a circulação de ar tem filtros adicionais para conter a disseminação de fungos e bactérias; vidros possuem isolamento acústico; móveis e materiais usados na construção são atóxicos e até os gases gerados na impressão de papéis precisam ser filtrados e direcionados para o ambiente externo.
Todas estas características têm por objetivo tornar o prédio sustentável e prioriza a saúde e o bem-estar dos colaboradores e cooperados. É que a obra será a primeira a obter o Selo Casa Saudável, conferido pela Healthy Building Certificate; nenhuma outra instituição financeira do País possui essa certificação.
O processo para obtenção do selo inicia ainda na fase de projetos. “Além de planejar os espaços de forma a trazer aconchego, conforto e bem-estar aos frequentadores, é preciso elaborar um memorial descritivo com todos os materiais que serão utilizados, de forma a seguir os critérios para certificação”, explica a arquiteta Roberta Cirino, responsável pelo projeto. Durante o período de execução, a obra recebeu consultorias e auditorias mensais, visando a certificação.
Uma das principais preocupações foi o uso de materiais atóxicos e livres de metais pesados. Isso envolve pensar desde em uma tinta específica que atenda os requisitos até na cola utilizada no piso e nos móveis. A agência, por exemplo, não possui nenhum item cromado (ou é alumínio, metal, vidro ou MDF). Para garantir esse padrão de qualidade, vários testes são realizados após a conclusão do prédio, como a verificação da incidência de luz sobre as mesas e o nível de emissão de ondas eletromagnéticas.
Roberta, que agora passa a ser uma consultora HBC, comenta que colocar em prática um projeto assim tem custos maiores, é mais complexo, mas valoriza o imóvel e prioriza as pessoas. No Brasil e EUA, são cerca de 50 obras certificadas ou em fase de certificação pela HBC, incluindo hotéis, edifícios comerciais, a sede da Natura e a residência da atriz Carol Nakamura. Depois de prontas, as obras também recebem um manual de boas práticas que indica como e quais produtos podem ser utilizados na manutenção e limpeza.

Mais de mil m²
A arquitetura do prédio faz alusão a um diamante. A agência se parece com um ambiente convencional de instituição financeira. O estilo industrial marca desde a fachada (com muito vidro, pilares redondos em “X” e pé direito triplo) até o interior, com uso de texturas de madeira, metais e concreto aparente. Mas nem por isso se torna um espaço rude: há muito verde espalhado pela agência, como plantas que florescem o ano todo, ervas aromáticas, temperos e chás (requisitos para o selo).
No subsolo, a garagem tem muitas cores para sinalizar as vagas. No andar térreo, há o espaço de atendimento geral, com uma cafeteria, um lobby central, poltronas – inclusive para quem vai ao caixa – e uma sala coworking para ser utilizada pelos cooperados. Acima, tem a área para atendimentos mais reservados e o mezanino superior é para reuniões rápidas e espera, com estofados, bancada para café e sala corporativa. São mais de mil m² de área construída.
[relacionadas]
Localização privilegiada
Para que o projeto saísse do papel, muita gente se envolveu. Tem o escritório Cirino Sabadin, que possui expertise para lidar com o processo de certificação; a Cresol Tradição, que topou a inovação, os fornecedores da cidade e de outros estados, que trabalharam em diferentes fases, e o empresário Euclecio Goldoni (Kecho), que fez o investimento. “Já temos outras agências construídas para locação e aqui, especificamente, além da beleza, a nova agência vai ajudar a impulsionar Francisco Beltrão e o Alto da Júlio”, conta Kecho, do Grupo Calcebel.
O prédio foi edificado com 100% de recursos privados, na esquina da Avenida Julio Assis com a Rua Palmas. No local, Kecho já tinha intenção de construir salas comerciais antes de receber a proposta da cooperativa.
Inauguração e atendimento
A agência será inaugurada hoje, à noite (com a presença de lideranças e dos 34 sócios-fundadores), mas a equipe que irá trabalhar no local já está atuando há alguns meses em contato com os cooperados. O analista administrativo Altair Belé explica que o espaço terá um foco maior no público urbano e no atendimento de empresas, dentro de um processo de segmentação de carteira da Cresol.
“Já temos agências neste conceito em Campo Mourão e Cascavel, agora vamos abrir aqui em Francisco Beltrão e depois em Maringá.”