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Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Paraná quer ser referência em moda sustentável, inovadora e competitiva

Rota Estratégica do Setor Têxtil, do Vestuário e de Artefatos de Couro é lançada pelo Sistema Fiep para apoiar a indústria.

O Paraná tem o quinto maior parque industrial deste setor no Brasil, com 4.738 estabelecimentos.

Os principais fatores críticos que precisam ser vencidos nos próximos dez anos pelas indústrias têxtil, do vestuário e de artefatos de couro do Paraná estão compilados na Rota Estratégica para o Futuro da Indústria do Paraná – 2031, lançada pelo Sistema Fiep, dia 21. O estudo aponta ações de curto, médio e longo prazo para que o Paraná se torne referência em moda sustentável, inovadora, competitiva e reconhecida internacionalmente.

“Este setor é muito importante para a economia do Paraná e tem uma grande relevância social por ser um dos maiores empregadores. É fonte de renda para muitas mulheres e jovens, sendo o primeiro emprego de muita gente”, destacou o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, que fez a abertura do evento de lançamento, que aconteceu de forma on-line, transmitido pelo Canal da Indústria, no YouTube. “É obrigação do Sistema Fiep atuar como indutor do desenvolvimento desse importante setor e a Rota Estratégica que estamos lançando agora tem esse objetivo”, acrescentou.

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Ele reforçou a participação ativa dos representantes da cadeia produtiva na construção do documento. Foram 156 participantes entre industriais, profissionais, estudiosos, representantes dos sindicatos e associações, representantes do governo, membros do setor acadêmico e lideranças do setor.

Ao todo, foram elencadas 324 ações, de curto, médio e longo prazo. “Esse trabalho é apenas o começo e não pode ser perdido, tem que ser colocado em prática. Vamos seguir com o acompanhamento por parte do Conselho Setorial da Indústria Têxtil, do Vestuário e de Artefatos de Couro da Fiep, com a participação ativa dos industriais e demais representantes da cadeia produtiva”, frisou Carlos Valter.

Marília de Souza, gerente-executiva do Observatório Sistema Fiep, que coordenou a pesquisa, disse que o estudo aponta seis fatores críticos de sucesso para o setor: associativismo, desenvolvimento do mercado, políticas de Estado, recursos humanos, sustentabilidade e tecnologia e inovação. “São nestas questões que estão pautadas as tendências e as ações que propomos”, observou.

“O objetivo da Rota Estratégica é ser um mapa que mostre ao empresário os caminhos a serem seguidos para que o setor cresça em faturamento, sustentabilidade competitividade e possa estar inserido em todas as cadeias globais de comércio”, destacou João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos do Sistema Fiep.

Leonardo Krindges, diretor do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar) e diretor do Grupo Krindges, especializado em moda masculina, reforçou a importância da sustentabilidade. “O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que acaba de tomar posse, anunciou que vai retomar o pacto mundial pelo meio ambiente. A China e a Europa também seguem nessa direção.

Não podemos ser omissos”, alertou. Para ele, é muito importante que se construa um diferencial competitivo no segmento, pautado na sustentabilidade social, ambiental e econômica.

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