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Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.215

30/05/2025

Paraná sedia um dos mais modernos polos automotivos do Brasil

Negócios

O Estado do Paraná se consolida como o segundo maior polo de produção automotiva do Brasil devido à presença de indústrias modernas. Atualmente, o parque paranaense responde por 14% da produção nacional de veículos e teve o melhor desempenho do País em 2019, com crescimento de 25,7%.

No Estado são fabricados carros, caminhões, ônibus, vans, tratores e colheitadeiras, além de motores, cabines, acessórios e peças. São 590 indústrias envolvidas no sistema produtivo que vem sendo reforçado nas últimas duas décadas com incentivos do Governo do Estado.

O Paraná abriga hoje montadoras globais de veículos como a Renault-Nissan, Volkswagen-Audi, Volvo e DAF; de maquinário, como New Holland e Caterpillar; de motores, FCA Fiat Chrysler e Paccar; e de pneus, Dunlop. A produção deste grupo abastece o mercado doméstico e também países da América do Sul, Europa, Ásia e Estados Unidos.

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Mais de 400 mil veículos saíram das montadoras instaladas no Paraná de acordo com o último anuário da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de 2018. “A indústria automotiva tem uma importância econômica muito grande para o nosso Estado. Além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, agrega valor e tecnologia ao parque industrial paranaense”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, o setor automotivo é importante no processo de diversificação da economia paranaense e, hoje, é um dos segmentos mais representativos da indústria estadual. “É um setor que investe muito em inovação”, avaliou.

O dirigente destaca que o setor automotivo tem peso relevante no desempenho da indústria do Paraná. “Outra prova de sua importância é que, em 2019, foi o setor que mais influenciou positivamente para que a indústria do Paraná tivesse o maior crescimento na produção industrial entre todos os estados brasileiros, ajudando no processo de recuperação das perdas causadas pela crise dos últimos anos”, disse.

Maior crescimento

No geral, a produção industrial paranaense aumentou 5,7% em 2019, o maior índice do País. O resultado é o melhor do Estado desde 2011 e foi puxado especialmente pelo segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias. “A manufatura do Paraná pode ser dividida em antes e depois da indústria automotiva”, ressaltou o economista e pesquisador Julio Suzuki Júnior, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Suzuki pontua que a indústria automotiva do Paraná se fortaleceu ao longo dos anos, contribuindo para o adensamento de cadeias, e multiplicou o valor gerado pelo parque industrial paranaense. A fabricação de automóveis, camionetas e utilitários responde por 8,7% do Valor da Transformação Industrial (VTI) do Paraná, enquanto a produção de autopeças significa 2,4%, de caminhões e ônibus (1,3%), e a de cabines, carrocerias e reboques atinge 0,3%.

“Uma área com diversificação de produtos e um mix grande de vendas”, explicou o economista, ressaltando também a geração de emprego qualificado. A cadeia produtiva completa, considerando ônibus, caminhões, peças, acessórios e demais itens, emprega aproximadamente 39 mil pessoas no Estado.

Parque industrial moderno

“A planta de São José dos Pinhais é uma das fábricas mais modernas do Grupo Volkswagen no mundo. Ela foi inaugurada em 1999 e, desde então, já produziu mais de 2,7 milhões de veículos”, destacou o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

“O Paraná, que consideramos nossa casa, estimula o investimento e a atividade das empresas”, ressaltou Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina. Ao longo de duas décadas, a marca já produziu cerca de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores destinados ao mercado nacional e também a vários estados americanos. A montadora fica no Complexo Ayrton Senna, que conta com um Centro de Engenharia e um Centro de Design.

Já a indústria de caminhões DAF Paccar está instalada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Atualmente a empresa conta com 500 colaboradores diretos. “Estamos muito felizes com Ponta Grossa e com o Paraná”, afirmou o mexicano Carlos Ayala, presidente da montadora no Brasil.

Parte vai pro mercado externo

A indústria de veículos Renault-Nissan, em São José dos Pinhais. Foto de José Fernando Ogura, Agência EstadualCaption

Carros, ônibus e caminhões montados no Paraná ganham diferentes destinos. Argentina (39,4%), México (24,5%) e Colômbia (19,9%) são os principais destinos dos veículos paranaenses. Cerca de 12% das autopeças fabricadas no Estado têm como destino a Alemanha; 19,3% são negociados com o Peru; 60% dos motores seguem para a Colômbia; e 9% das carrocerias e chassis vão para o Chile, entre outras negociações com o exterior.

 

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