Houve aumento nas compras e consertos de ar condicionado e de torneiras elétricas

A meteorologia prevê para esta semana o maior frio dos últimos tempos. No Rio Grande do Sul e na serra catarinense poderá chegar a 10 e até 15 graus negativos. Para a região Sudoeste, a previsão é de um grau negativo. Veja o que dizem pessoas daqui ouvidas pelo Jornal de Beltrão.
Gilberto Tubin, da Refricon Refrigeração, comenta que as pessoas queriam instalar ar condicionado ontem e no máximo hoje, por causa do frio. “As vendas aumentaram uns 30%.” Gilberto, que reside na Seção Progresso, ressalta que as últimas geadas já estragaram milho, pastagem, arvoredo e hortaliças.
Danielli Roberta Schaefer, da Eletrofrio Refrigeração, de São João, destaca que no inverno não tem tanta saída de ar condicionado, mais é no verão. Mas este ano teve um aumento na procura, principalmente torneira elétrica : “Com a notícia da chegada de uma nova frente fria vem também a preocupação, tenho familiares que residem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estamos falando de algo jamais visto antes, existe uma grande preocupação não só com nossos familiares, mas com aqueles que muitas vezes não têm aonde se abrigar. Quando iniciou a divulgação que esta semana seria muito frio, a venda de torneiras elétricas aumentou consideravelmente. Somos assistência elétrica autorizada Zagonel e temos a perspectiva de zerar nosso estoque esta semana, além da procura por conserto e compra de aparelhos de ar condicionado”.
Aqui, a frente fria não será tão “grande”
Élio Osowski, 56 anos, presidente da Associação dos Feirantes de Francisco Beltrão, acredita que não será tanto frio assim: “A gente está preocupado com essa onda de frio que está pra vir. Mas eu tava olhando as previsões pra nossa região; terça-feira menos um grau, quarta-feira zero grau, quinta-feira menos um também, e daí vai subindo. Então, eu sei lá, não estou acreditando que essa frente fria vai ser tão grande quanto estão falando, pra nós aqui. Claro, para aquela região de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, com certeza, já é uma região muito fria, né? Mas vamos nos precaver, porque pode acontecer”.