Os novos motores SCe são certificados com selo ‘A’ do Inmetro. Os carros com a nova tecnologia são os mais econômicos de suas categorias.

Foto: Renault/Divulgação
A Renault iniciou 2017 com muitas novidades que irão revolucionar o mercado automobilístico. Os novos motores SCe (Smart Control Efficiency) são os mais econômicos do País em suas categorias. A novidade está disponível para os modelos: Sandero, Sandero Stepway, Logan, Duster e Duster Oroch. A tecnologia será estendida para os carros inéditos da marca, o Captur e Kwid. Segundo informações do diretor-comercial da Renault Granvel de Ponta Grossa, Wladimir Malanowski, a Renault está oferecendo ao consumidor não só novos motores, mas um pacote de novas tecnologias, desenvolvidas e testadas na Fórmula 1.
Os novos motores podem ser encontrados nas versões 1.0 SCe para Sandero e Logan e 1.6 SCe par Sandero, Stepway, Logan, Duster e Duster Oroch. A inovação, que chega a economizar cerca de 21% de combustível, veio de uma parceria entre a Renault Tecnologia Américas (RTA) e o Complexo Ayrton Senna, do Paraná.
O modelo 1.0 SCe 12V de três cilindros, tem duplo comando de válvulas na admissão e no escape. Também foi confeccionado em alumínio, deixando o carro 20 quilos mais leve. Já o motor 1.6 SCe de quatro cilindros, também tem comando duplo na admissão, possui injetores posicionados no cabeçote e a produção em alumínio deixa o veículo 30 quilos mais leve. Ainda na versão 1.6 SCe, o motor é desligado automaticamente em semáforos e outras paradas, graças à tecnologia Stop&Start.
Tecnologia mais acessível
Malanowski destaca ainda que não são apenas os motores que estão de cara nova. “A direção eletro-hidráulica deixou o dirigir muito mais agradável sem tirar força do motor, além disso, a substituição da correia dentada por corrente deixa o motorista livre da troca, já que a corrente não precisa ser trocada nunca”, conta.
A equipe de engenharia da Renault agregou diversas tecnologias para atingir a máxima economia de combustível. No motor 1.0 SCe, tuchos, polias variáveis e anéis de pistão foram revestidos em DLC (Diamond Like Carbon), um material de carbono com propriedade de dureza e resistência semelhantes ao diamante. No modelo 1.6 SCe os mesmos componentes foram revestidos em PVD (Physical Vapor Deposition), material que reduz o desgaste e atrito do motor. Ambas as tecnologias, DLC e PVD, foram soluções retiradas das pistas de Fórmula 1 e que agora, graças a Renault, ganham as ruas.
Outra novidade, disponível nos dois modelos, é o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia. A solução funciona da seguinte maneira: quando o motorista desacelera o carro, o motor continua rodando, o alternador recupera essa energia do motor e transmite para a bateria, que passa a ser carregada sem que combustível precise ser queimado. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.
“Com todo este pacote de inovações, a Renault oferece a todos os consumidores tecnologia de ponta de forma acessível. Mas a principal vantagem que os novos motores oferecem é a economia de combustível e menor emissão de CO2, chegando a ficar até 21% mais econômicos”, afirma Malanowski.