
Arenza e Tarsízio Bonetti e Cláudio Krack (que não está na foto).
O bar da Schaf Bier, no bairro Vila Nova, inaugurado dia 9 de maio em Francisco Beltrão, ganhou a preferência de quem gosta de chopp artesanal de qualidade. Além disso, o local é atraente e aconchegante e, no quesito design e decoração, é de encher os olhos de qualquer pessoa.
O responsável pelo projeto é o profissional Sávio Rossetto. Segundo ele, as inpirações para decorar o bar surgiram de vários componentes, como um caneco de chope, mosteiros alemães da idade média onde se fabricavam e desenvolviam cervejas, as indústrias do início do século 20, chegando até os famosos biergartens: pontos de encontro para degustar cervejas no mundo inteiro. Sávio disse ao JdeB que apostou na contemporaneidade do design para bares, apanhado nas viagens a Berlim e Nova Iorque.
Na Schaf Bier em Beltrão foram utilizados materiais de grande impacto visual. Muita madeira rústica e concreta aparente, com estruturas de aço, faz a linha industrial. Um charme à parte, que traz conforto e estilo único. As cores também transmitem este cenário, conforme Sávio, “tons de atmosfera de áreas de produção industrial do século passado”.
Para compor os ambientes, Sávio optou pelo uso de gravuras com motivos pop art. As cortinas de lona sobre persianas de tom cobre trazem sofisticação. Os aquecedores tipo tocheiro são ótimas opções para o biergarten.
Iluminação é ponto alto
Segundo Sávio, o projeto de iluminação no bar pode ser separado por dois momentos: um aproveita a luz do dia através de grandes aberturas. Por elas, mesmo do interior do bar, as pessoas podem interagir com a parte exterior. À noite, as luzes fazem o clima de “claro e escuro”, diferentes de um pub todo escuro, a parte térrea do bar mantém a penumbra e na parte superior uma iluminação mais rebatida, suave, que pode ir até a penumbra quando houver uma festa, por exemplo. “O projeto previu agradar públicos diferentes, com idades diferentes, que apreciam aspectos contrários de luz ambiente. O bar atende os dois. Luminária com design de 1910 até as contemporâneas.”
Conciliar beleza e praticidade num só lugar
O projeto de um bar precisa ser bonito e confortável, e ainda atender as necessidades dos clientes e dos funcionários. Praticidade é tudo e, para isso, é preciso o trabalho de um profissional. De acordo com Sávio, o investimento que será demandado na obra é significativo para se contratar um profissional sem experiência ao invés de um já consolidado no mercado. “O custo do projeto diante disso e irrisório.”
