6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Tempo frio exige mais atenção à manutenção do carro

Problemas com a bateria, alternador e motor de partida podem ficar mais evidentes com a queda de temperatura.

A chegada das primeiras frentes frias do ano revela muitos problemas que não apareciam em dias de calor. Um dos problemas mais recorrentes nesta época do ano está relacionado ao funcionamento da bateria, segundo o proprietário da Colono Auto Ar, Devies Armachuscki.

[banner=100054]
“Nas últimas semanas aumentou muito a demanda por socorro, tanto porque começou a esfriar como também devido à quarentena: muitas pessoas ficaram em casa, com o carro parado por muitos dias e aí na hora de dar a partida a bateria estava sem força”, explica Deives.

Como os materiais que compõem a bateria possuem uma temperatura ideal de trabalho, caso o componente esteja fora do prazo de vida útil, seja submetido a uso severo, com acessórios elétricos mal dimensionados no carro, ela pode não ter força suficiente para girar o motor de arranque após muitos dias parada ou com temperaturas baixas.

- Publicidade -

Na Colono Auto Ar, sempre que um cliente acusa problema com a bateria a equipe testa seu funcionamento e também investiga se a perda de força pode estar relacionada a outras peças e componentes, como o alternador. Quando a troca é necessária, somente são instalados modelos que seguem padrões de fábrica do veículo e também com uso de aparelho que salva a configuração eletrônica do veículo – como som, vidros e outros ajustes.

Desgastes
Os dias mais frios também podem indicar mal funcionamento do alternador (desgaste de escovas e rolamentos) e no motor de partida (pelo desgaste de escovas e buchas). Ainda são comuns problemas no sistema de ar quente por falta de manutenção, que causa obstrução da passagem de ar.

A recomendação de Deives, é realizar revisões periódicas nestes componentes. “Muitas vezes alguns sistemas ficam muito tempo sem qualquer manutenção ou verificação do funcionamento e na hora de usar apresentam problema e deixam o proprietário na mão”, comenta.

Deives Armuchuski, da Colono Auto Ar: motores de partida e alternadores podem apresentar problemas pelo desgaste de peças.

Foto: Leandro Czerniaski/JdeB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques