Existe uma tabela de equivalência para estes casos; pneus fora do padrão indicado pelo fabricante podem mudar a dirigibilidade, desgastar peças, reduzir a segurança e aumentar o consumo de combustível.

A troca das rodas é a alteração mais comum para dar um ar de esportividade ao carro. Mudar o tamanho do aro e escolher um modelo com desenho mais agressivo pode dar uma nova cara ao veículo, mas também exige atenção e cuidados para não comprometer a segurança e o conforto ao dirigir.
Para não se arrepender, primeiro é importante entender o que significam todos aqueles números que definem as dimensões de cada pneu. Num modelo 195/60 R15, o 195 é a largura da banda de rodagem em milímetros e o 60 indica a altura do perfil do pneu (60% da largura). Já o R diz que é radial e 15 é o diâmetro da roda que ele pode receber, em polegadas.
A troca de medidas pode ser feita, mas segundo o vendedor da Bel Pneus, Gabriel Campanholo, deve-se sempre observar o diâmetro externo do conjunto. Para isso há uma tabela de conversão de medidas que permite uma margem de até 3% entre um pneu e outro. “Acima disso não é recomendável que seja feita a alteração de medida, ou que se busque nova medida de pneu, já que pode aumentar o consumo, tirar estabilidade por deixar o carro mais alto ou mesmo fazer o velocímetro ter uma leitura imprecisa da velocidade”, explica Gabriel.
Os motivos que levam à mudança de dimensões na hora da troca de pneus são vários e a prática é comum. Na loja da Michelin, em Beltrão, os motoristas buscam novas medidas para adequar o carro ao seu perfil, segundo Gabriel: “tem gente que quer mais conforto e busca um pneu com perfil mais alto, outros querem um aro maior por uma questão estética e há quem busque um pneu mais largo visando a estabilidade.”
Também existem casos em que a mudança pode representar economia. Um exemplo é o pneu do Fluence. As dimensões recomendadas pela fabricante são 205/60 R15, mas é comum motoristas optarem pelo 205/55 R15, com perfil mais baixo, mas que é 20% mais barato. As medidas de pneus definidas pelas montadoras para cada modelo de carro estão no manual ou em etiquetas na lateral da porta.

Vantagens e desvantagens
Além de mudar o comportamento do veículo – um pneu mais largo, por exemplo, aumenta o atrito e consequentemente o consumo e dá mais estabilidade no seco, mas aumenta as chances de aquaplanagem em terreno molhado – a alteração das medidas também pode comprometer a vida útil dos pneus. É comum depois de mudanças fora da chamada taxa de equivalência aparecerem bolhas e deslocamentos nos pneus, além de mudar a dirigibilidade e até a vida útil de mecanismos da direção. “O ideal é sempre consultar uma loja especializada para fazer a troca e verificar se as medidas batem com que o fabricante recomenda”, indica Gabriel.