8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

20 patos e galinhas são encontrados mortos num sítio de Pato Branco

A Adapar verificou a situação e um laudo será emitido sobre possíveis causas da mortandade.

As aves foram encontradas mortas no sítio pelo proprietário.

Fiscais da Agêneia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar) estão investigando a mortandade misteriosa de patos e galinhas num sítio, no interior de Pato Branco. Os vídeos e fotos da mortandade de patos e galinhas numa propriedade rural foram enviados por fontes que pediram o anonimato ao Jornal de Beltrão. Também a identidade e localização do sítio será mantida em sigilo a pedido do proprietário.

Mas o caso será investigado por autoridades sanitárias para descobrir a causa que levou à morte mais de 20 aves, entre patos e galinhas no sítio. Segundo Pedro Castro Tondo, coordenador regional da Adapar, foram recolhidas amostras de grãos de trigo que estavam espalhados na propriedade para análise em laboratório. “Vamos analisar os grãos de trigo para descobrir se havia alguma substância tóxica química neles, que possam ter levado as aves à morte.” 

Pedro também disse que a agência vai investigar apenas as prováveis causas, sem entrar no mérito se houve crime, ou foi acidental a ingestão de alimento contaminado pelas aves. Não foi possível coletar vísceras das aves que já estavam em adiantado estado de decomposição, o que impedia análise físico-química em laboratório, mascarando o resultado. 

- Publicidade -

Sítio de lazer
O laudo deve ser expedido em 30 dias, com o resultado da análise nos grãos de trigo. O proprietário pediu anonimato e disse que também não poderia adiantar nada, se teria sido acidental ou ação criminosa. O sítio é de lazer e durante parte dos dias da semana ninguém fica no local. Foi justamente na noite em que não havia ninguém no sítio que as aves sofreram a intoxicação. Quando o proprietário chegou ao local, pela manhã, encontrou a maioria das aves já mortas e algumas ainda agonizando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques