Uma das buscas e mandado de prisão foi cumprido em Francisco Beltrão.

Na foto, operação em Cascavel, ontem.
Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Paraná prendeu ontem 30 pessoas envolvidas com o tráfico e com a distribuição de drogas para o Paraná e diversos outros estados. Uma das pessoas detidas é de Francisco Beltrão. Funcionários das unidades do Denarc de Pato Branco e Cascavel não tinham maiores informações sobre a detenção desta pessoa já que os policiais continuavam as diligências.
Foram presas 20 pessoas no Paraná, uma em São Paulo, três no Mato Grosso do Sul, três em Santa Catarina e outros três no Rio Grande do Sul. A polícia continua em diligências para cumprir outros nove mandados de prisão preventiva, que estão em aberto.
O esquema envolvia o transporte de grandes quantidades de entorpecente em caminhões com câmaras frias, para tentar dificultar a fiscalização e localização do veículo.
“Esse é mais um exemplo da integração entre as diversas forças policiais do Paraná e também de outros estados, além do apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini.
O secretário apresentou os resultados da operação em Cascavel, juntamente com o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, e do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Nerino Mariano de Brito.
Participaram da ação todos os núcleos da Denarc do Paraná, além de equipes policiais da Divisão Policial do Interior (DPI), da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Toledo, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão e Santa Helena, no Paraná, além de Mundo Novo (MS), Blumenau (SC), Monte Negro (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS) e Vargem Grande Paulista (SP).
De acordo com a delegada do Núcleo Cascavel da Denarc, Ana Cristina Ferreira Silva, a droga vinha das cidades de Foz do Iguaçu e Guaíra, no Paraná, e de Mundo Novo (MS).
Investigações
As investigações que culminaram na realização da Operação Câmara Fria de ontem, 22, tiveram início há seis meses. Nesse período, outras pessoas foram presas e 11 adolescentes apreendidos, juntamente com 18 veículos, 869 quilos de drogas e uma submetralhadora calibre 45.
“Dois ex-policiais militares, que já possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas, eram integrantes da organização criminosa”, informou a delegada do Núcleo Cascavel da Denarc. Eles estavam presos no Setor de Carceragem Temporária (Secat) de Marechal Cândido Rondon. “Mesmo encarcerados, comandavam parte do tráfico de drogas na região, por meio de aparelhos de telefones celulares”, disse ela. Todos os presos foram encaminhados para a Delegacia de Marechal Cândido Rondon, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Em outra ação conjunta entre o Denarc Cascavel e a Polícia Militar, foi desarticulado um laboratório usado para o refino de drogas, localizado no interior de Missal, na região oeste. No local foi presa em flagrante uma mulher de 38 anos, e foram apreendidos 533 quilos de maconha, um fuzil AK 47, duas pistolas (uma calibre 380 e outra calibre 9 mm), um revólver calibre 357, quatro carregadores de pistola, um carregador de fuzil, munições de diversos calibres, três veículos e equipamentos utilizados para preparação da droga, como liquidificadores industriais, máquina para embalagem a vácuo, balanças digitais, três fornos micro-ondas e 70 quilos de bicarbonato.