5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Acidentes de trabalho vitimaram cinco empregados de Beltrão em 2019

Este mês é dedicado às ações e campanhas para a prevenção dos acidentes.

 O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a redução dos acidentes de trabalho. Em 28 de abril se celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, em 1969, um acidente matou 78 trabalhadores de uma mina nos Estados Unidos. Além disso, 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde.
O nível de conscientização sobre prevenção e uso de equipamentos de proteção individual (EPIS) vem aumentando no Brasil. Mas ainda acontecem muitos acidentes de trabalho que deixam sequelas em trabalhadores – pessoas mutiladas ou inválidas para o trabalho – ou que resultam na morte deles de Francisco Beltrão. No ano passado, cinco trabalhadores morreram em acidentes quando estavam trabalhando. Os maiores problemas ocorrem no setor de construção.

Em Francisco Beltrão foi aprovada em 2019 a Lei Municipal 4.674, que institui a campanha “Abril Verde”. Este ano o mês da prevenção de doenças e acidentes ocupacionais chegou acompanhado de um desafio mundial ainda maior. Para a engenheira de segurança do Trabalho da Prefeitura de Beltrão, Natielen Somariva Toledo Penso, “é momento de muita reflexão devido as muitas indagações relacionadas à pandemia do Covid-19”.

Normas regulamentadoras
Em tempos de coronavírus, como garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em serviços essenciais? Como proteger as equipes da saúde e tantos outros profissionais e voluntários que trabalham incansavelmente em prol de toda a nossa população?
Segundo Natielen, neste momento, além das normas das autoridades sanitárias, torna-se ainda mais necessário o cumprimento das normas regulamentadoras (NR 32) que estabelecem as medidas de proteção para a segurança e a saúde dos trabalhadores em serviços de saúde.

- Publicidade -

Abril Verde
Nesta semana, a Torre da Concatedral esta iluminada com a cor verde, de noite, até o final de abril, como forma marcar a passagem da data. “Faremos esta ação com o objetivo de levar ao conhecimento da comunidade a passagem do Abril Verde e ao mesmo tempo oportunizar que todos reflitam sobre a necessidade da segurança nos ambientes de trabalho”, explica Natielen.
Neste mês estava prevista a realização de um seminário de prevenção aos acidentes de trabalho, mas a iniciativa foi suspensa para evitar as aglomerações e prevenir contra a disseminação do coronavírus no município.

Maior procura
Na revista Gente do Sul sobre construção civil, que circulou no começo deste ano, Fabiéle Zanchet, responsável pelos setores financeiro e compras da empresa Fortes EPIs, de Francisco Beltrão, disse que houve um aumento na procura por equipamentos de segurança. Esse aumento, de acordo com Fabiéle, ocorreu principalmente pelas construtoras e incorporadoras, que estão preocupadas com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores nos ambientes de trabalho, levando em consideração que muitas já estão se adequando às novas leis que serão implantadas até no ano de 2021. Mas ela acredita que a procura destes produtos vai aumentar também por pessoas que trabalham por conta própria – os informais.

Acidentes de trabalho em
2019 em Francisco Beltrão

11 acidentes graves na construção civil em 2019 na construção civil.11 acidentes graves na construção civil em 2019 na construção civil.5 mortos, dos quais um trabalhador de Beltrão que estava prestando serviços em Palmas e outro trabalhador prestando serviços em Pato Branco.381 acidentes com menos de 15 dias de afastamento.27 acidentes graves com mais de 15 dias de afastamento. Considera-se grave se passar de 15 dias de afastamento do trabalho. Tipos de acidentes leves e comuns: arranhões, cortes, fagulhas, corte de grama, com uso de furadeiras e trabalho em chapeação. Os números são de dezembro/2019 Vigilância em Saúde – Secretaria Municipal de Saúde

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques