6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Agricultor de 52 anos perde a vida em atividade de corte de árvore

Policiais

O agricultor Ivo Fiorentin tinha 52 anos e seu

corpo foi encontrado pelo filho Ivan, ao lado da árvore que cortava e provocou sua morte.

O agricultor Ivo Fiorentin saiu para trabalhar por volta das 14h, de quarta-feira, 26, no corte de árvores na sua propriedade rural na comunidade de São Caetano, a 12 km da cidade de Pato Branco. A família estranhou a demora na volta do agricultor e seu filho Ivan Fiorentin, por volta das 19h, saiu a sua procura. Ele encontrou o pai caído, ao lado de uma árvore de grande porte, já sem vida.
As unidades socorristas foram acionadas por Ivan, mas já não havia o que fazer. Ivan contou seu pai já estava sem vida e mesmo assim acionou rapidamente o Samu e Corpo de Bombeiros, que estiveram no local. A vítima foi atingida por um galho na cabeça, tendo traumatismo craniano.

- Publicidade -

Cuidados no corte de árvores
Segundo o oficial do Corpo de Bombeiros, tenente Rafael, os cuidados para a derrubada de uma árvore variam muito, conforme ela esteja localizada, na cidade ou no campo. Praticamente todas as técnicas de corte de árvore em pé, consistem em fazer dois cortes ou talhos no tronco, com a motosserra.

O primeiro consiste na retirada de uma cunha (num ângulo de 90 graus e com cerca de 1/4 a 1/3 do diâmetro), no lado onde se deseja que a árvore caia. O segundo corte é feito no lado oposto do tronco (cerca de 5 cm acima do corte em V inicial), que provoca a queda da árvore.

“É preciso avaliar também a árvore que será derrubada, seu tamanho, diâmetro, estado, posição em relação ao terreno, principalmente se estiver próximo a construções”, diz. Também não é recomendado a realização do corte de árvores, sozinho, como no caso em que o acidente ocorreu vitimando o agricultor em Pato Branco.

“Muitas vezes quando um acidente acontece e tem alguém com a vítima, pode-se salvar a vida da pessoa reduzindo-se o tempo de atendimento de emergência”, diz o tenente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques