Policiais

O agricultor Joelço Garbozza, morador da Linha Formiga, interior de Francisco Beltrão, veio à redação do Jornal de Beltrão nesta semana para relembrar um fato que marcou sua vida. No dia 21 de agosto de 1994, portanto há 25 anos, sofreu um acidente que, se não tivesse sido registrado na imprensa (ele guarda os recortes do jornal) e ele apenas contasse, seria difícil acreditar.
Joelço estava trabalhando com seu pai, Valdeny, em um domingo à noite, e havia um trator de esteira fazendo a demarcação das curvas de níveis em sua propriedade. Em um momento de descuido, o trator pegou o pé de Joelço e, literalmente, passou por cima de seu corpo, desviando somente a cabeça.
Um trator destes, segundo ele, pesa 15 toneladas. Joelço só não foi esmagado porque, como o trator estava revirando a terra, ela estava solta (fofa) e amorteceu o impacto. Assim que o trator passou, Joelço já se levantou. Ele foi socorrido, levado ao hospital e ficou internado por oito dias. Não quebrou nem um osso, mas trincou a clavícula, teve ferimentos no fígado e ficou dias com um olho machucado.
Recuperou a visão aos poucos.
Joelço considera um milagre, pois, apesar da gravidade do acidente, praticamente saiu ileso. Dias atrás ele postou a foto da reportagem em sua rede social e houve bastante repercussão. Algumas pessoas, inclusive, lembraram do fato.