Reclamações simples, como perturbação do sossego, podem ser feitas diretamente no aplicativo da PM.
O Major Pitz salienta que outra opção de contato com a PM é o aplicativo 190. Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento.
A reportagem instalou o aplicado no celular na tarde de ontem em cerca de 3 minutos. Basta preencher os dados pessoais e o aplicativo está pronto para o uso. “Se através da ligação o tempo médio é de 1min30 seg, através do aplicativo cai para 10s a 15 segundos”, ressalta.
A plataforma foi idealizada para facilitar o contato entre a Polícia Militar e a população, incluindo pessoas que possuem limitações físicas e não conseguem pedir atendimento por ligação telefônica. O aplicativo é acessível tanto para surdos quanto para mudos, e a interação é dinâmica e rápida, para que o usuário possa ser atendido de maneira eficiente.
Há uma equipe específica para atendimento das ocorrências via aplicativo, também em Curitiba, que depois são encaminhadas para as sedes da PM em cada município averiguar.
[relacionadas]