
Quinta-feira, dia 17, terroristas atropelaram a multidão que transitava pelas Ramblas, um calçadão de pedestres em área turística de Barcelona, na Espanha. Os criminosos utilizaram uma van alugada para o ato.
Até as 16 horas de quinta-feira, a polícia confirmou 13 mortes causadas pelo atentado. Oitenta pessoas ficaram feridas – pelo menos 15 em estado grave. O ministro do Interior da Catalunha, Joaquim Forn, indicou que o número de vítimas pode ser ainda maior.
As informações são de que o motorista da van teria invadido o calçadão e investido sobre a multidão, avançando por cerca de 500 metros. O Governo da Catalunha confirmou duas prisões de suspeitos. Até então não há relato de brasileiros entre as vítimas.
A polícia está tratando a situação como atentado terrorista, mas até o momento nenhum grupo assumiu a autoria. A ação é semelhante a outros atentados cometidos por extremistas muçulmanos em Nice, Berlim, Londres e Estocolmo. No entanto, nas últimas semanas grupos tem se manifestado com ameaças e pichações contra turistas em Barcelona. A cidade recebe cerca de 11 milhões de visitantes por ano.
*Com informações dos portais G1, UOL e Estadão Internacional.