Policiais

Marcos Andrade, diretor da PEFB e coordenador do Depen.
Foto: Arquivo pessoal
Em mais uma ação de combate ao coronavírus, a Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão realizou nesta semana mais uma etapa de testes para detectar a doença nos detentos que estão no espaço de isolamento da cadeia pública da 19ª SDP de Francisco Beltrão. Este espaço tem finalidade de receber e testar os detentos antes que sejam levados para a Penitenciária Estadual.
[relacionadas]
Até anteontem, dia 6, 30 presos fizeram o exame e, destes, 12 tiveram resultado positivo. Inclusive estes números passam a constar no Boletim Oficial de casos de coronavírus desde ontem, 7. É importante salientar que esses testes se referem apenas a presos da cadeia pública, não tendo qualquer relação com a Penitenciária Estadual.
Marcos Andrade, diretor da PEFB e coordenador regional do Departamento Penitenciário (Depen), disse que os testes foram aplicados no sábado pela manhã e que fazem parte da rotina desde que a carceragem da delegacia se tornou Unidade Sentinela do Sudoeste.
Triagem de presos
Todos os presos que ingressam no sistema prisional passam pela triagem antes de serem levados para o presídio. “É normal com as novas prisões que estão ocorrendo em meio à pandemia, automaticamente alguns indivíduos vão testar positivo.”
Segundo ele, os testes foram encaminhados pelo Depen para serem aplicados nos presos. Os detentos que testarem positivo devem ficar o tempo todo na carceragem da delegacia para o tratamento necessário, monitorados por uma equipe de médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde.