A corporação está completando 107 anos de atuação no Paraná.

A assinatura de um ato oficial tornou o dia 8 de outubro de 1912 em data histórica para a sociedade paranaense. A Lei 1.133 sancionada em 1912, pelo presidente da Província do Paraná, Carlos Cavalcanti de Albuquerque, determinou a abetura do Corpo de Bombeiros.
O então major Fabriciano do Rego Barros, primeiro comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, tinha poucos recursos materiais, mas contava com a bravura dos pioneiros. Com trabalho incessante começou a dar forma e consistência ao legado que herdamos. A cada, ano, nesta data especial, reúnem-se em todas as unidades do Estado, amigos, familiares, pessoas da comunidade, convidados ilustres e homenageados, representantes testemunhais dessa celebração.
[relacionadas]
Terça-feira, 8, o 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão realizou, em sua sede, solenidade militar alusiva aos 107 anos da corporação. Também foram elogiados os bombeiros Lucas Luiz de Bona Biazus e Thiago Bonatto Silva, pelo empenho na modernização da rede de informática do quartel central.
Na cerimônia do dia 8 houve ainda o reconhecimento à técnica em enfermagem Marlene Giacomini, funcionária pública estadual, que se aposentou e que desde 2001 atuava no efetivo militar nas ambulâncias do Corpo de Bombeiro de Francisco Beltrão.
Prestigiaram o evento o vice-prefeito Antônio Pedron, a diretora do Departamento de Trânsito, Marilda Ribeiro, secretário de Viação e Obras, Cláudio Borges, comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, major Jaime Oliveira da Silva Lima, representantes dos demais órgãos parceiros, imprensa local e regional e familiares.
42 anos
A unidade de Francisco Beltrão foi instalada em dezembro de 1977. Hoje o 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros possui duas unidades no município e abrange as unidades de Dois Vizinhos e Capanema e cinco unidades dos Bombeiros Comunitários espalhadas pela região.