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Francisco Beltrão
sexta-feira, 30 de maio de 2025

Edição 8.215

30/05/2025

DER estuda melhorias para rodovia 182

Policiais

Desta vez foi um caminhão com carga de tomates que tombou na curva antes do perímetro urbando de Manfrinópolis. Pai e filho morreram no acidente.

Desta vez foi um caminhão com carga de tomates que tombou na curva antes do perímetro urbando de Manfrinópolis. Pai e filho morreram no acidente.

Foto: Andre Lessei

Na manhã de domingo, 2, aconteceu mais acidente de trânsito com morte na PR 182, na chegada do município de Manfrinópolis. Um caminhão com placas de São Pedro do Sul (RS), carregado de tomates, tombou em uma curva. O motorista, Leandro Pregardier, de 36 anos, ficou preso nas ferragens e morreu no local. O seu pai, Orlando João Pregardier, 62, que era passageiro, foi socorrido com ferimentos graves e faleceu no Hospital Regional de Francisco Beltrão. Eles moravam em São Pedro do Sul (RS). Nos últimos meses os acidentes com caminhões têm se tornado frequentes naquele trajeto.
Lideranças políticas do município participaram de uma reunião ontem com o chefe do escritório regional do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o engenheiro Roberto Machado dos Santos para discutir melhorias na rodovia.

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A PR 182, do trevo da PR 483, até o perímetro urbano de Manfrinópolis tem 9,10 quilômetros de extensão. São pelo menos quatro curvas bem fechadas para o lado esquerdo. O motorista precisa dirigir com bastante atenção. Normalmente os caminhões que se envolvem em acidentes estão carregados, o que torna a frenagem difícil em trechos de declividade acentuada.
Roberto Machado diz que o DER está estudando melhorias para o local. De imediato, o órgão pretende reforçar ainda mais a sinalização e reduzir para 40 km por hora a velocidade permitida no trecho da serra.
Outra possibilidade é a instalação de uma caixa de desaceleração com pedras britas, contudo, ainda não há convicção do ponto exato em que poderia ser colocada, pois os acidentes ocorrem em pontos diferentes da rodovia. Roberto afirma que a solução não é simples, uma vez que demanda um estudo para entender o que está provocando os acidentes e resolver de forma eficaz. “No Sudoeste não temos nenhuma caixa de desaceleração, mesmo em locais onde há serras com tráfego mais intenso de veículos. Ali, na PR 182, é difícil dizer onde será colocada, porque os acidentes não ocorrem só em uma curva, mas em vários pontos. Primeiro temos que entender o que está acontecendo, pois, a rodovia tem mais de 30 anos e só agora começaram os acidentes com intensidade e frequência.” Uma das hipóteses seria a instalação de um redutor eletrônico de velocidade. O problema, na opinião do engenheiro, é que haveria um número elevado de multas para veículos pequenos que circulam em velocidade acima dos 40 km/h. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que está fiscalizando a rodovia com uso de radares móveis.

 

 

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