8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Duas onças entram no recinto dos flamingos e 172 acabam morrendo

O Parque das Aves fechou e está de luto, só reabrirá sexta-feira, dia 12. Da colônia de flamingos, só restaram quatro.

Flamingos no espaço que era ocupado por dezenas deles.

O Parque das Aves de Foz do Iguaçu cancelou suas atividades ontem devido um ataque de duas onças. Dos 176 flamingos que estavam no Parque das Aves, 172 morreram, sobrevivendo apenas quatro após o ataque.

A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do Parque das Aves, localizado às margens da Rodovia das Cataratas e de frente para o Parque Nacional do Iguaçu.

De acordo com Luciana Leite, diretora de engajamento e sustentabilidade do Parque das Aves, “é importante falar que nem todos os animais morreram em decorrência desse encontro direto com as onças pintadas. Nos flamingos, e em outras aves, existe um fenômeno que a gente chama de miopatia de captura, quando os animais, diante da presença de um predador ou de uma situação de estresse, vêm a óbito por parada cardíaca”, explicou.

- Publicidade -

Projeto Onças
O projeto Onças do Iguaçu confirmou que os animais que atacaram no Parque das Aves são monitorados pelo Parque Nacional do Iguaçu e se tratam de uma onça fêmea e seu filhote.

Yara Barros, coordenadora do Onças do Iguaçu, falou que agora o objetivo é reforçar as medidas de segurança para um monitoramento de longo prazo nos bichos.

Turistas serão ressarcidos
O site do Parque das Aves informou aos turistas que tiveram seus ingressos comprados que serão ressarcidos pelas plataformas online.

O parque está de luto de três dias e deve voltar às atividades sexta-feira,12.

Em nota, o parque divulgou que está acolhendo “os nossos colaboradores que criaram essa colônia de flamingos desde 1995, quando chegaram aqui os 16 primeiros indivíduos resgatados. No Parque das Aves, esses animais encontraram uma segunda chance de vida, recebendo todos os cuidados e atenção da nossa equipe técnica, posteriormente se reproduzindo e gerando a colônia. Essa cicatriz ficará para sempre na história do Parque, porém estamos confiantes de que recomeçaremos a colônia de flamingos e uma nova história”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques