20.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Em 2019, um dos destaques na segurança foi a redução da criminalidade

Policiais

Coronel Marinho em entrevista à imprensa: balanço de 2019.

Durante o ano de 2019, ocorreram diversas ações voltadas para a melhoria da segurança pública no Estado como o lançamento do Programa Escola Segura, a redução dos índices de criminalidade, o aumento na apreensão de drogas, além de uma gestão mais técnica e digital.

Rômulo Marinho Soares assumiu a Secretaria de Estado da Segurança Pública em maio deste ano. Até então, era coordenada por Luiz Felipe Kraemmer Carbonel.

“Esse ano eu digo com toda a certeza que estou muito feliz com as forças de segurança e de estar à frente da Secretaria da Segurança Pública. O desafio é diário, mas eu percebo que temos muita coisa para comemorar, como a união, integração, e motivação dos nossos servidores, para que a gente vença obstáculos toda hora”, afirmou o secretário Marinho, que destacou a redução dos índices de criminalidade.
De janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, os homicídios dolosos registraram queda de 16,6%, os roubos de 19,2%, e os furtos de 10,3%. Em números absolutos, foram 32 roubos e 49 furtos a menos por dia em todo o Estado. A Polícia Civil aumentou o número de elucidação de casos: 57% dos homicídios ocorridos em Curitiba de janeiro a julho foram elucidados e 100% dos casos desaparecimentos de pessoas no município, também.

- Publicidade -

As ações integradas das forças de segurança do Estado resultaram ainda em um aumento no número de apreensões de drogas durante os nove primeiros meses do ano: 34% a mais de maconha, 231% a mais de cocaína, e 71,5% a mais de crack, um total de mais de 107 toneladas retiradas de circulação em todo o Paraná. Numa única apreensão, em julho, a Polícia Militar interceptou mais de 3,3 toneladas de cocaína em Guaratuba.

“Os índices de criminalidade baixaram muito, e este é um resultado da integração do trabalho das equipes operacionais e administrativas de todas as forças, que empregaram recursos para realizarmos ações pontuais em todas as regiões do Estado. Foi um excelente ano para segurança pública e estamos muito felizes com o trabalho realizado”, disse o secretário.

Para ele, algo que colaborou com a redução da criminalidade foi o Programa Escola Segura, em parceria com as secretarias da Educação e do Esporte. Além de reduzir os crimes ao redor das escolas, o objetivo principal é estreitar laços entre comunidade escolar e Polícia Militar, com a presença física de policiais da reserva nas escolas. Até o momento, 77 escolas da rede estadual participam do programa, que conta com 152 policiais militares da reserva em ação, atuando em prol de cerca de 82 mil estudantes.

AVANÇOS – Em 2019, 100% dos inquéritos das polícias foram migrados para o formato digital. Com a ação, é possível que todos os procedimentos de atendimento das polícias fiquem disponíveis de forma online, desde a lavratura do BO, até o encaminhamento dado pelo Poder Judiciário, permitindo celeridade e economia durante o processo.

Também foi expandido o Aplicativo 190 PR, da Polícia Militar, para todo o Estado. O serviço já possui 17,3 mil usuários e atendeu mais de sete mil ocorrências.

O ano também foi de aumento para as emissões de Registros Gerais (RG) no posto central da Polícia Civil. Em sete meses, o número de documentos emitidos chegou a 73,4 mil, muito superior ao registrado em todo o ano passado (70,3 mil). As emissões da 2.ª via rápida aumentaram ainda mais: o Instituto de Identificação expediu, entre janeiro a setembro, 110,9 mil RGs, 30,3 mil a mais do que todo o ano de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques